Menu

31.1.24

Ceará

Ceará - Terra da Luz

O quarto maior estado da região Nordeste, banhado pelo oceano Atlântico, o destino é uma escolha acertada para aqueles que desejam conhecer um litoral exuberante. Camping Natural
Fazendo fronteira com Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Piauí, o estado tem 184 municípios, entre eles, Fortaleza, sua capital.
Dentre os destaques da cultura cearense estão o artesanato típico do lugar, com destaque para a produção de rendas, bordados e outros tipos de trançados.

Como chegar - BR-304, BR-116 e BR-222: longos aclives são uma constante nessas rodovias. Além disso, o motorista deve ficar atento para pedestres e animais na pista, acostamento em desnível e péssima sinalização.

Uma alternativa para ir de Aracati até Fortaleza sem trafegar pela BR-116 é usar a CE-004 (Costa Dourada), mesmo sem acostamento. 
Da capital cearense até a divisa com o Piauí, a BR-222 foi recapeada, mas a recém-construída CE-085, a partir de Caucaia, leva a acessos mais próximos às praias até Mundaú. Tráfego intenso tanto na entrada quanto na saída de Fortaleza.
Litoral-cearense-1

Como é conhecido o Estado do Ceará?

O Ceará também é conhecido como "Terra da Luz", numa referência à grande quantidade de dias ensolarados, mas que, principalmente, remonta ao fato de o estado ter sido o primeiro da federação a abolir a escravidão, em 1884, quatro anos antes da Lei Áurea.

Quantos Estados tem na região do Ceará?

Atualmente o IBGE divide o Ceará em 18 regiões geográficas imediatas e seis regiões intermediárias, sendo estas: Crateús, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral.

Qual é a cultura do Estado do Ceará?

A cultura do Ceará é extremamente rica e diversificada. No estado há forte influência de tradições católicas, assim como de manifestações folclóricas de origem sertanista.

O que curtir e ver no Estado do Ceará?

Se deseja visitar a região, invista nos sucos de frutas como: graviola, caju, seriguela, etc.
O artesanato de garrafinhas com areias coloridas trabalham no Labirinto da Praia de Morro Branco, em Beberibe. 
A Praia de Iracema, com a ponte metálica. A Rua Tabajaras, onde se concentra a vida noturna de Fortaleza, e Praia do Futuro. A Praia de Jericoacoara e a Lagoa do Paraíso, em Jijoca. Em Ubajara os 6 salões da gruta. 
Aproveite também para praticar esportes náuticos e conhecer a jangada, um tipo de embarcação de madeira utilizado para a pesca artesanal – um dos maiores cartões postais do estado!

O Ceará é cercado por formações de relevo relativamente altas, como chapadas e cuestas
Banhado a norte pelo Oceano Atlântico, a oeste é delimitado pela Serra da Ibiapaba (Serra Grande); a leste, parcialmente, pela Chapada do Apodi; ao sul, pela Chapada do Araripe. Vem dessa cercania de altos relevos delimitantes do território o nome de Depressão Sertaneja dado à área central.

A planície litorânea possui geografia diversificada, o que faz com que o estado possua muitas praias com coqueirais, dunas, barreiras (também chamadas falésias) - paredões sedimentares que acompanham a faixa da costa e, em alguns trechos, possuem tons coloridos - e áreas alagadas de manguezal, nos quais há grande biodiversidade.
As praias mais famosas do Ceará são Jericoacoara, Canoa Quebrada e Porto das Dunas, as quais se destacaram por terem alcançado fama internacional.

Fortaleza

Capital do Estado: porto.
◬21 m. Brasília 2 285, Natal 537, Teresina 634, João Pessoa 688, Recife 799, Rio de Janeiro 2 805, São Paulo 3 127.
A concentração de turistas fica na Av. Beira-Mar, com feira de artesanato e barracas na orla. 
A vida noturna tem programação de 2ª a domingo. 
Cada dia num lugar, realizam-se shows de humor, MPB e forró. 
Os melhores bares ficam na Rua Tabajaras, entre eles o tradicional Pirata, que toda 2ª apresenta show de sanfona. Da cidade partem excursões para o litoral leste e oeste.
Camping Natural
É uma cidade em transformação: obras de duplicação nas rodovias de acesso, novos bares e restaurantes nas praias de Iracema e do Futuro, construções multiplicam-se nas avenidas paralelas à orla e restauração do Centro Histórico.

Campings

Cofeco - Campo de Férias -  Avenida Manoel Mavignier - Sabiaguaba: toda infra-estrutura para camping.

Camping Pousada Praia Sul - Av. Dioguinho - Praia do Futuro: com estacionamento carros e motohomes, segurança, banheiros.

Jericoacoara

Distr. de Jijoca de Jericoacoara.
◬12 m. Fortaleza 317, Jijoca de Jericoacoara 23, Camocim 103, Itapipoca 176, Parnaíba 227.
Uma das praias mais bonitas do Brasil, com coqueiros, lagos, dunas e caatinga. Acesso só para veículos com tração nas 4 rodas. Em Jijoca, fim da linha para carros comuns, é possível alugar um bugue e seguir até Jericoacoara.

As formações rochosas, como a Pedra Furada, a Sala de Duas Portas e a Pedra do Jacaré, são algumas das atrações da praia. Os passeios pelas dunas devem ser feitos com guias. Para quem quer nadar em água doce a opção é a Lagoa do Paraíso, em Jijoca.

Pequena vila de ruas arenosas que recebeu energia elétrica recentemente. Em Jijoca há uma lagoa azul, alternativa para quem quiser descansar do mar. A cheia ocorre entre dezembro e julho.
Flaco Camping - Jijoca de Jericoacoara: área de acampamento em meio a dunas e lagoas, tomadas de luz, cozinha, banheiros.

Canoa Quebrada

Praia no litoral leste do município de Aracati. Fortaleza 173, Aracati 9, Mossoró 92, Russas 114.
Cercada por dunas e falésias, é movimentada dia e noite. 
Na Broadway, a rua principal, funcionam bares e o forró entra pela madrugada. Ainda como opção de praia, existe Majorlândia, onde surgiram as garrafinhas com areia colorida.

O escultor Toinho da Areia Colorida, pioneiro na técnica, deixou as miniaturas e resolveu esculpir em plena falésia. O resultado são imagens de 7 m a 10 m de altura.
O passeio de bugue pelas areias e dunas são a principal atração da cidade.

Camping e Pousada Via Láctea - Rua Descida da Praia - Av. Beira Mar - Praia Canoa Quebrada, Aracati: área camping com 3 500 m², estacionamento.

Aquiraz

◬14 m. Fortaleza 31, Beberibe 47, Aracati 119, Mossoró 201, Juazeiro do Norte 552.
Tem alguns prédios tombados. Na Praia Porto das Dunas está o complexo aquático Beach Park, o maior da América Latina. Na Prainha encontra-se um dos maiores centros de rendeiras do Estado.
O melhor caminho para a cidade é a CE-025, que corta as dunas.
Foi a primeira capital do Estado e também a primeira vila da Capitania do Ceará, criada em 1699. Vive do artesanato e da pesca.

Camping Clube do Nordeste - Av. Barão de Studart  - Iguape, Praia do Barro Preto: a 100 m da praia, com infra-estrutura para camping.

Beberibe

◬11 m. Fortaleza 78, Aquiraz 47, Quixadá 149, Natal 429.
A cidade possui duas praias: Morro Branco e das Fontes. 
Em Morro Branco, fica o Labirinto das Falésias, onde são coletadas as areias para a confecção das garrafinhas com paisagens típicas. 
Nesse loca, vários artesãos vendem seus trabalhos e é possível assistir a uma demonstração da retirada das areias coloridas. A Praia das Fontes é procurada por quem quer sossego.

Como em Caponga, Beberibe não possui campings estruturados, o melhor para acampar em Beberibe somente em Canoa Quebrada, Camping Via Láctea.

Ubajara

◬847 m. fortaleza 348, Tianguá 18, Sobral 112, Piripiri 137, Teresina 311.
A principal atração é a Gruta de Ubajara, 6 salões com formações de estalagmites e estalactites. 
Para visitá-la existem duas maneiras: usando o teleférico, na ida e na volta, ou optando pela trilha na ida e o bondinho na volta. 
É o melhor acesso para o Parque Nacional de Ubajara, indo por Tianguá.

Marina Camping Hotel - Rua da Confiança, Serra de Ibiapaba: área para barracas e motorhomes, estacionamento, bar, restaurante, lanchonete, piscinas.

Unidades de conservação

Existem dois parques nacionais no estado do Ceará. O Parque Nacional de Ubajara, criado em 30 de abril de 1959, com 6 299 ha, abriga em seu interior a Gruta de Ubajara e um bonde de acesso à gruta, sua maior atração. 
O segundo é o Parque Nacional de Jericoacoara, criado em 2002 para preservar as praias, lagoas, dunas e mangues da região, cujo principal atrativo é a Pedra Furada. 
O Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, é a única unidade de conservação marinha do estado do Ceará, com uma área de 33,20 km².
Já a Reserva Natural Serra das Almas que é reconhecida pela UNESCO como Posto Avançado da Reserva da Biosfera, detentor de 6 300 hectares de área protegida (entre Crateús no Ceará e Buriti dos Montes no Piauí), que é abrigo de uma amostra significativa da flora e fauna da caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro. 
Também servindo de resguardo a três nascentes e espécies ameaçadas de extinção no Bioma.

Comida típica

Lagosta

A boa oferta de pescados garante à cidade a fama de servir ótimos pratos à base de peixes e frutos do mar. 
O mais conhecido é a lagosta ao natural, cozida apenas em água e sal e servida na própria carcaça. 
O pargo inteiro assado no sal grosso é outra opção muito procurada nas barracas da Praia do Futuro. Um passeio curioso é visitar o mercado permanente, na Avenida Beira-Mar. 
Limpo e bem estruturado, tem ao fundo as embarcações de pesca artesanal que deram fama à Praia do Mucuripe. 
Ali é possível conhecer uma infinidade de camarões, lagostas, arabaianas, pargos, arraias e polvos.

Tapioca

A tradição das tapioqueiras de Fortaleza já tem mais de 40 anos e pode ser conhecida por quem percorre o litoral leste do Estado. 
No trecho da BR-040 em Messejana, na saída para Eusébio, elas estão organizadas em uma espécie de corredor de pequenas casas com alpendre. 
Lá elas preparam e servem a autêntica tapioca cearense, à base de goma de mandioca, acrescida de coco ralado, água e sal. 
Depois de umedecida e esfarelada nas mãos, a massa, já em forma de disco, é assada na chapa de um fogão de pedra. São preparadas à vista do freguês e servidas com café.

Peixada cearense 

Encontrada em quase todos os restaurantes do litoral do Estado, a tradicional peixada cearense segue uma única receita: peixe fresco, de preferência badejo, que antes de ir ao fogo é temperado com sal, limão e alho, ficando em descanso por alguns minutos. 
Enquanto isso, colocam-se numa panela, para cozer, pedaços graúdos de repolho, cenoura, cebola, batatas inteiras, tomates cortados em cruz e ovos, temperados apenas com óleo, colorau e sal. 
Quando estiverem quase cozidos, juntam-se as postas do peixe e adiciona-se o leite de coco natural. 
O pirão feito com o caldo do peixe e o arroz branco são os acompanhamentos mais comuns.

Turismo

O Ceará é um dos estados com maior faixa litorânea, e vem dessa grande extensão boa parte de sua fama turística. 
As praias de maior destaque são: Jericoacoara (incluindo Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso), Praia do Futuro, Canoa Quebrada, Cumbuco, Praia de Flecheiras, Praia de Morro Branco, Praia de Ponta Grossa, Praia de Tatajuba, Lagoinha, Porto das Dunas, na qual está o Beach Park, um dos maiores parques temáticos da América Latina, dentre outras.
Alguns dos espaços culturais importantes do estado são: Casa de José de Alencar (que abriga o Museu da Renda, o Museu da Antropologia, a Pinacoteca Floriano Teixeira e a Biblioteca Braga Montenegro), Museu da Imagem e do Som do Ceará, Museu do Ceará, Theatro José de Alencar, um dos mais importantes exemplos da arquitetura art nouveau no Brasil, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, que abriga, dentre outras instalações, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, o Museu da Cultura Cearense, Museu Sacro São José de Ribamar e o Museu Dom José.

★★ Parque Nacional de Ubajara

É uma Unidade de Conservação de Proteção Integral localizada na região da Serra da Ibiapaba, no estado do Ceará, Brasil. Possui uma área de 6 299 ha. 
O perímetro do parque é de 63 604,263 m. 
É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com a finalidade de garantir a integridade e o processo de evolução do conjunto de formações geológicas de grande importância espeleológica, paleontológica e arqueológica existentes em Ubajara, além dos ecossistemas naturais da região, de grande relevância ecológica e beleza cênica. 
O parque apresenta características ímpares para pesquisa científica, por conter em espaço próximo dois ecossistemas muito diferenciados, a mata úmida e mata seca.

O visitante é sempre acompanhado por um guia, e há duas maneiras de conhecer o parque: quem tem mais tempo e disposição pode percorrer uma trilha de 3 500 m até a gruta e usar o teleférico de volta. Durante o trajeto, pode-se encontrar bandos de macacos-prego alimentando-se nas mangueiras, tomar banho em piscinas naturais ou matar a sede numa fonte de água mineral. 
Outra opção é a utilização do teleférico na ida e na volta, com visão panorâmica da floresta de babaçu e de outras formações rochosas que pertencem ao parque, mas são fechadas à visitação.
Uma trilha no Parque

Para quem vai fazer a trilha é aconselhável o uso de tênis e roupas leves. 
São 2h para conhecer apenas a gruta via teleférico, e 3h para fazer o passeio pela trilha. 
O parque dispõe de boa infraestrutura de estacionamento e um centro de visitantes. Nos períodos mais movimentados do ano, o parque costuma receber em média 1.500 visitantes por dia.

★★ Parque Nacional de Jericoacoara 

Situa-se nos municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, no litoral oeste do estado do Ceará, no Brasil. Possui uma área de 8 850 hectares. O perímetro do parque é de 49 929,4 metros. 
É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). 
Está localizado a 300 km a oeste da capital do estado, Fortaleza. Abriga a internacionalmente conhecida Praia de Jericoacoara.

Até 1985, Jericoacoara era apenas uma pequena aldeia de pescadores, perdida entre dunas e isolada, até sua descoberta pela indústria do turismo, que a fez alçar fama internacional. Já foi matéria de vários programas de televisão e publicações importantes no mundo inteiro.

O jornal americano The Washington Post escolheu sua praia de mesmo nome como uma das dez mais belas praias do planeta em 1994. Jericoacoara também foi cenário do filme brasileiro A Ostra e o Vento, de 1997.

★★ Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio

É a única unidade de conservação marinha do estado do Ceará, com uma área de 33,20 km² distante a 10 milhas náuticas (aproximadamente 18,5 km) do Porto do Mucuripe, em Fortaleza, na direção 60° NE (sessenta graus nordeste).
O acesso a esta Unidade de Conservação só poderá ser feito através de embarcações que, partindo do Porto do Mucuripe, levam em média 50 minutos para chegar a área do parque marinho.
Camping Natural
Operadoras de mergulho realizam saídas para a prática de mergulho autônomo (SCUBA) contemplativo e pesca artesanal esportiva.
Os jangadeiros denominam “riscas” as formações rochosas submersas onde se fixam microrganismos que formam a base da cadeia alimentar. 
O nome do Parque Estadual Marinho foi escolhido em homenagem a esses jangadeiros que batizaram os diversos pontos de pesca tais como a Risca do Mar, a Risca do Meio e a Risca de Terra. 
Atualmente, os pescadores artesanais realizam a atividade pesqueira da mesma forma que seus ancestrais indígenas.
Como uma forma de herança profissional que perpetua as características culturais do nosso povo. 
A tecnologia utilizada é rudimentar, desde a construção da embarcação até a confecção da arte de pesca.
Camping Natural
Em toda área do Parque Estadual Marinho Pedra da Risca do Meio é permitido o turismo subaquático, pois todos os pontos de concentração de fauna e flora marinha são submersos, sendo necessárias instruções de mergulho para conhecer as belezas do parque.
A atividade do mergulho em ambientes recifais é um elemento crescente do turismo nos trópicos. Por realizar-se em ambientes bastante frágeis, esta atividade deve ser conduzida de forma responsável, minimizando os riscos e impactos sobre o meio.
Camping Natural
O Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio é o principal destino do turismo subaquático no estado do Ceará e abriga uma biodiversidade ímpar de peixes e invertebrados.
O Parque Marinho se destaca pela qualidade e quantidade de vida marinha, além de suas águas mornas, com temperatura variando entre 27º e 29º C. A visibilidade é considerada caribenha, podendo chegar até 30 metros.

Atividades proibidas:
Pesca de arrasto com redes;
Caça submarinha em apneia e/ou com ar comprimido;
Captura de peixes ornamentais;
Coleta de substratos com vegetais e animais agregados;
Descarte de lixo;
Lavagem do porão de embarcações.
Atividades permitidas:
Pesca artesanal e esportiva (linha e anzol);
Tráfego de qualquer tipo de embarcação;
Coletas para fins científicos de pesquisa;
Mergulho autônomo com prévia autorização.


Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário