Menu

8.5.24

Domingos Martins - ES

Domingos Martins - A Cidade do Verde

A cidade fica localizada ao Sudeste do Estado do Espírito Santo, constituindo a região Sudoeste da serra, situada em meio as Montanhas Capixabas.
Camping Natural
Próximo da capital Vitória, a apenas 52km, o município de Domingos Martins encanta por seu clima e paisagens naturais como a Serra da Boa Vista. A cidade guarda muito bem os traços dos seus antepassados em arquitetura, músicas, no artesanato, gastronomia com comida caseira e cafés coloniais, festas típicas e folclore alemão, pomerano e italiano.
Domingos Martins é conhecida também como a Cidade do Verde, pois mantém uma grande preservação de sua flora e uma belíssima Mata Atlântica.

Como chegar

Domingos Martins fica a apenas 46 Km de Vitória, seguindo pela Rodovia BR 262 no sentido Vitória – Belo Horizonte. A outra via de acesso à cidade é a Rodovia BR 101 (vindo até Vitória) e depois seguindo pela BR 262.
Resumindo: Vindo de Vitória e de Belo Horizonte, acesso pela BR-262 , vindo do Rio, acesso pela BR-101 (até Vitória) e BR-262, vindo de São Paulo, acesso pela BR-116 (até o Rio), BR-101 (até Vitória) e BR-262.
Camping Natural

Porque visitar Domingos Martins?

A cidade oferece uma grande variedade de pousadas e hotéis para receber turistas. 
Sendo conhecida no mundo todo, recebe muitos turistas estrangeiros, principalmente nos meses do inverno. 
A arquitetura e projetos da cidade foram desenvolvidos estrategicamente para melhorar a qualidade de vida do morador e do visitante, sempre focando seus esforços na preservação do patrimônio cultural e natural, tornando a região em um local inesquecível.

História da cidade

Em 1946 chegou na região o primeiro grupo de imigrantes, permanecendo em Vitória por alguns dias, para depois partir para a colônia de Santa Isabel. 
Ao subirem pelas margens do Rio Juco, se instalaram em 1947 na Serra da Boa Vista, sendo ali no Morro da Boa Vista onde construíram a primeira capela. Em 1852, a primeira Igreja Católica foi construída na Vila de Santa Isabel.
Em 1921 o nome da vila passou para Domingos Martins, homenageando o capixaba Domingos José Martins, líder da Revolução Pernambucana.

De trem pelas montanhas capixabas

A viagem de trem, começa em Viana e termina em Araguaia, com parada na estação de Domingos Martins e de Marechal Floriano.

O percurso total é de 46 quilômetros em meio à Serra do Mar, passando por pontes, túneis e cachoeiras. O tour completo dura duas horas e meia e se eleva de 15 metros acima do nível do mar para uma altitude de 530 metros. 

É possível embarcar em Domingos Martins rumo a Viana, Marechal Floriano e Araguaia.

Gastronomia da cidade

A gastronomia típica local é influenciada pelos alemães e italianos, sendo que a tradição alemã está presente em pratos como chucrute, chouriço feito com sangue e açúcar, mortadela, bisteca de porco, eisbein (joelho de porco), kassler (lombo de porco defumado), appfelstrudel (folhado de maça), e muitos outros.

Já os italianos, são as famosas massas, linguiça, polenta e macarronada com queijo. 
Claro que junto de muita comida típica, devem estar às festas culturais, com muita música, bandas, corais, danças típicas, e casamentos pomerano.

Principais pontos turísticos

A cidade oferece muitos pontos turísticos para o turista visitar, veja agora os principais.

Biblioteca Municipal Argentina Lopes Tristão 

A biblioteca possui mais de 50 anos, tendo mais de 20 mil títulos e incluindo muitas obras estrangeiras e raras, sendo em sua maioria alemã. 
A biblioteca também possui atividades paralelas, variando entre eventos de leitura, contos, saraus e muitos outros artigos relacionados.

Casa de Cultura

Foi inaugurada no ano de 1983, sendo tombada em 1986 pelo Patrimônio Histórico. No local está localizado também o Museu de Domingos Martins, com muitas fotografias, livros, móveis e documentos relatando a história da colonização alemã.
Um edifício construído em 1915, tombado como Patrimônio Histórico Estadual, é possível ver desde uma vitrola da marca RCA Victor com manivela de 1904 em funcionamento, ha uma fôrma para fazer waffle com a receita em alemão gravada na tampa, até armas usadas na defesa contra animais selvagens e brasões.

Percorrendo os diversos cômodos da Casa de Cultura, originariamente residência da família Schwambach, quem a visita poderá ser surpreendido com objetos curiosos como uma xícara com uma proteção na borda para não sujar o bigode – o inusitado da antiguidade não acaba por aqui: a proteção também é em forma de bigode.
Marco da colonização alemã: O Marco traz a história do primeiro grupo imigrante da região, sendo inicialmente apenas um cemitério e uma vila em 1937. Hoje encontramos no local duas cruzes em homenagem às famílias que se instalaram na região.

Museu Histórico

Com um traço forte da emigração europeia, em especial da alemã, pomerana e italiana, o município de Domingos de Martins reuniu em seu Museu Histórico um acervo que conta fatos e curiosidades da história local através de fotografias, documentos, livros, objetos e móveis.
Fotografias & Memórias de Outro Tempo - As fotografias de antigas famílias da cidade, emolduradas em dourado e pintadas a óleo em tons pastéis, são outra atração que fixam na memória um tempo distante.

Histórias dos habitantes de Domingos Martins são contadas através dos objetos expostos, como por exemplo, a do Sr. WaldemiroHülle, proprietário da padaria, onde moradores de origem alemã costumavam reunir-se para ouvir, durante a 2.ª Guerra Mundial, notícias no primeiro rádio da cidade: um aparelho da marca Phillips.
Para além do rádio, chama a atenção de quem visita o Museu Histórico o piano da marca Fooling do séc. XVIII e a boneca da década de 50 que repousa num berço de 1870: recordações que poderão ser vistas por todas as idades.

Rua de Lazer

A rua mais bonita de Domingos Martins, no centro da cidade é bem estreita, e uma das formas de se aproveitar ao máximo o espaço, foi planejar a Rua João Batista Wernersbach, também conhecida como Rua de Lazer.
A rua foi fechada para a circulação de carros e pavimentada de uma forma bem sugestiva e acolhedora. O visitante pode encontrar pousadas e é claro, diversos restaurantes, pois a vocação da mesma está na culinária.

Se você deseja provar um pouco dos pratos típicos da região, a João Batista Wernerbach é o lugar certo, pois repleta de restaurantes da tradição italiana e germânica não tem como não encontrar um que sirva o famoso Eisbein Mit Wurst, que pode vir com joelho de porco ou costelinha com chucrute.
Para aqueles que preferem bebericar ou comer uma típica massa italiana, existem diversos restaurante e pizzarias. Ou seja, existe um lugar para todos nesta bela e simpática rua, a mais bonita da Serra Capixaba.

Estação Germânia

A Estação Ferroviária Germânia, criada no último ano do século XVIII, é uma daquelas estruturas que não apenas resistem à implacável força do tempo, mas provocam certa aura mística no ambiente em que foram construídos.
A estação foi inaugurada em 1900, conhecida como Estrada de Ferro Leopoldina, e ligava vitória até Rio de Janeiro.
Cumprindo o trajeto entre as cidades de Domingos Martins e Viana, a ferrovia tem como base a Estação Germânia, referência mais do que justa aos imigrantes que se instalaram na região, entregando seus traços e manifestações culturais aos distritos locais, através da colonização dessa área serrana no Espírito Santo.
O Circuito Turístico Vale da Estação, com seus aprazíveis oito quilômetros de comprimento, é perfeito para quem quer respirar ar puro de verdade, entrar em sintonia com a Mata Atlântica, contemplar a passagem do rio Jucu e vislumbrar o estilo de vida que as pessoas levavam há mais de 100 anos.

Igreja Evangélica da Confissão Luterana

A primeira igreja evangélica do Brasil a ter uma torre. Durante a construção era proibida no país a construção de torres, pois apenas igrejas católicas poderiam ter, foi inaugurada em 1866 e tombada pelo Patrimônio Histórico.

A cidade de Domingos Martins é uma grande oportunidade de passar com a família ou em dias especiais com um clima muito romântico, no frio da serra.



Domingos Martins é uma cidade voltada para o turismo e ecoturismo, conhecida como a cidade do verde, por abrigar grande extensão de Mata Atlântica e traz também muitos atrativos para o turista, tendo opções variadas para lazer, descanso e muito esporte radical.

São muitos esportes voltados à aventura, como trilhas e caminhadas, rafting e rapel, todos com um plano de fundo incrível, trazendo uma bela paisagem do começo ao fim.

Circuito de Aventura

Domingos Martins é uma cidade turística com o foco no visitante. Pensando nisso foram criados circuitos para apresentar uma melhor experiência para o turista. O Circuito de Aventura é um deles, trazendo vários estabelecimentos com as mais variadas opções de esportes radicais em Domingos Martins.
Camping Natural
Ecoparque Pedra Azul Aventura: O parque oferece ecoturismo, camping, rapel, paintball, trilhas e quadriciclo. O parque fica localizado a frente da Pedra Azul, com muito conforto e belezas naturais no clima serrano de Domingos Martins.
Sítio dos Lagos: Oferece muitas opções para o lazer, com muitas trilhas e caminhadas, tendo também a maior tirolesa do Espírito Santo, com 1200 metros de percurso e 70 metros de altura. Os passeios são feitos aos sábados, domingos e feriados.
Fjordland Cavalgada Ecológica: As atividades oferecidas pelo Fjordland são focadas no meio ambiente e na educação ambiental. O lugar possui passeios a cavalos da raça Fjord, uma cafeteria, loja, biblioteca, escola de culinária, viveiros e muito mais.
Mistura Turismo e Aventura: O parque oferece tirolesa, rapel, arvorismo, voos, escaladas na Pedra Azul, pêndulo e muitos outros esportes radicais.

Pedra Azul Adventure Park: Uma opção de diversão para toda a sua família. Este parque oferece muitos esportes radicais emocionantes. 
O turista encontra diversas atividades divertidas na Mata Atlântica, com instrutores altamente preparados e os melhores equipamentos de segurança. O Rapel é uma das atividades mais buscadas no parque, com descidas de 25, 40 e 70 metros.
Fênix Paintball: O campo fica localizado a 13 km do Campinho, possuindo uma estrutura de campo de paintball e uma lancheria, servindo bebidas, comidas, salgados e doces.
Parque Estadual da Pedra Azul: O parque possui muitas trilhas ecológicas levando diretamente para cachoeiras, piscinas naturais e para a Pedra Azul. As caminhadas duram cerca de três horas com dificuldade média, sendo necessário guia para serem feitas.

Rafting e Boia cross: São feitos no Rio Jucu, tendo um percurso de 14 km de muita adrenalina. Os iniciantes irão encarar as descidas mais fáceis e suaves, tendo também a opção de boia cross para as crianças em águas calmas.


Emoções Radicais Esportes de Aventura: Esta é uma agência especializada em esportes radicais e ecoturismo, proporcionando muita aventura para todos os participantes.
Fica localizada na região Serrana de Domingo Martins, mais precisamente nas montanhas capixabas da cidade, mais ou menos a 52 km da cidade de Vitória.

A agência possui muitos instrutores altamente qualificados e experientes nestes esportes oferecidos, levando muito mais segurança e diversão para toda sua família.
Os esportes são muito variados, sendo todos de muita adrenalina, como o rafting no Rio Jucu, Rapel no em torno da cidade de Domingos Martins e outras regiões propícias para o esporte, boia cross para as crianças, Cascading, Trekking e caminhadas orientadas, todas com o melhor visual que a cidade pode oferecer.


★ A Cascata do Galo

É um dos principais pontos turísticos da cidade de Domingos Martins, uma cachoeira bem famosa na região, considerada uma das mais bonitas e visitadas. 
A Cascata do Galo é espetacular, possui uma beleza de encantar a todos, sendo o principal motivo de ser a parada obrigatória de qualquer turista.
Possui uma queda com 70 metros de altura dividida em três partes, rodeada por muito verde da mata atlântica, pedras deixando o local mais bonito e piscinas naturais, propicias para mergulhos.

Infraestrutura - Não existe uma específica para receber os visitantes na cascata, porém, bem próximo existem bares, restaurantes e pousadas voltadas para o turismo em todos seus circuitos.
Portanto vá para o local preparado, leve água, lanches e tudo que for preciso para passar horas no local. Não se esqueça de juntar o seu lixo, ajudando a preservar o ambiente e sua limpeza, colaborando para os demais turistas.
O local também é muito procurado pra quem busca esportes, como o ciclismo, esportes radicais, rapel, trilhas na mata, ou apenas o contato com a natureza e todas as belezas que o local pode oferecer.

Circuito do Galo - É a composição de algumas propriedades em Domingos Martins, como propriedades rurais, restaurantes, pousadas, alguns comércios e a comunidade do Galo, que fica localizada no interior da cidade.
Localização - A cascata fica localizada a cerca de 10 km do centro de Domingos Martins, sendo ponto de referência e parada obrigatória para todos os viajantes. Um lugar muito bonito, rodeado por Mata Atlântica e belezas naturais.
Para chegar é preciso seguir os seguintes passos: Vá em direção ao centro de Domingos Martins utilizando a Av. Presidente Vargas, chegando à Praça Dr. Arthur Gerhardt, entre à direita na Rua Sete de Setembro, seguindo até a Rodoviária, chegando à Rodovia João Ricardo Schorling, siga até passar pelo Restaurante Fazenda Imperial, virando à direita, seguindo até a ponte, ao atravessar, siga em frente e chegará à Cascata do Galo.

★ Serra da Boa vista, em Domingos Martins

A Serra da Boa Vista Está Localizada na BR-262, caminho para a cidade de Domingos Martins. 
Lá foi o início de tudo, rota em que os colonizadores utilizaram antes de chegar ao Campinho, em 1847. O local possui muitas belezas naturais, sendo conhecida também como Vista Linda, tendo muitas atrações para o turista visitar.
É possível encontrar durante a visita à Serra da Boa Vista uma infraestrutura simples, porém muito aconchegante, com restaurantes e pousadas.

Além de todas as belezas naturais, comidas típicas do tempo da colonização e artesanato, um local se destaca na região: a Pousada Vista Linda, que leva o mesmo apelido da Serra da Boa Vista.
No local encontramos o famoso relógio de madeira que conta as horas movimentando-se com água, feito com roldanas e motor elétrico é o menor teatro do mundo, com capacidade para no máximo seis pessoas.
Além de ser uma pousada com muitas invenções, Vista Linda também possui serviços de bar, restaurantes e um mirante com parada obrigatória para apreciar a vista do local.

Clima da região - O Município possui uma cadeia de montanhas incrível, onde se localiza a Serra da Boa Vista. Favorecendo o turismo e ecoturismo, o cultivo de produtos em regiões temperadas e a cultura alemã trazida da época da colonização. As temperaturas médias giram em torno dos 11°C, baixando nos meses de inverno.
Como chegar - Ir para a Serra da Boa Vista é muito simples, pois é no caminho para Domingos Martins, sendo uma parada obrigatória para quem está se aventurando pela região. Para quem quer ir de avião, a parada mais próxima é no aeroporto de Vitória, tendo mais 65 quilômetros de carro, ônibus ou transporte particular. Para quem vai de carro do Rio de Janeiro, deverá seguir até Vitória pela BR-101, seguindo normalmente pela BR-262. 
Muito fácil de encontrar, sendo a 500 metros de altitude, proporcionando uma vista incrível de grande parte da cadeia de montanhas da região.


★ Fjordland

O Espírito Santo se figura como uma das 27 unidades federativas do Brasil, ou seja, é um estado brasileiro. O que muita gente ainda não sabe é que esse estado esconde um lugar conhecido como um pedaço da Noruega e ele se chama Fjordland.
Camping Natural
Pois bem, Fjordland pertence ao município de Domingos Martins, que fica localizado na região serrana do Espírito Santo. O fato é que esse local, sem dúvidas, é um lugar muito diferente do que você conhece.
O destaque começa pela única e incrível criação de cavalos da raça norueguesa que se chama Fjord.

Visite o Site Oficial: https://fjordlandex.com/

Em Fjordland o tipo de programação é para a família toda, afinal, depois de um belo passeio de cavalo por essa propriedade de criação é possível ir até a enorme Pedra Azul e ainda conhecer bem de perto os animais que são originários da Europa.
Isso tudo sem falar na oportunidade de desfrutar um maravilhoso café orgânico que é produzido por lá.
Fjordland: lazer e atividades baseadas em princípios ambientais.
Camping Natural
Que Fjordland é um local fora do comum e dono de uma beleza incrível, não existem dúvidas. 
Os visitantes têm a possibilidade de interagir com o ambiente através de muitos atrativos, tais como:
  1. Prática da cavalgada ecológica nas trilhas que ficam às margens da Pedra Azul.
  2. Fazer o acompanhamento do processo de produção do Café Orgânico do Heimen e acompanhar a criação de cavalos Fjord, entendendo a integração de ambos.
  3. Visitar os estábulos que abrigam variados animais domésticos.
  4. Conhecer e desfrutar de áreas de proteção de recursos hídricos e de reflorestamento.
  5. Possibilidade de conhecer a cozinha-escola, que oferece uma série de cursos para a comunidade e visitantes.
  6. Conhecer a horta orgânica e a grande variedade de plantas.
  7. Visita à tulha, local no qual se pode acompanhar o processo de beneficiamento do Café Heimen.
  8. Visita à biblioteca com títulos variados e que possuem relação com a educação ambiental, criação de cavalos, ecologia e outros.
  9. Possibilidade de usar o auditório, que é um grande espaço voltado para reuniões e convenções.

Um pouco mais sobre a cavalgada de Fjordland:

Para começar, o cenário no qual a cavalgada ecológica é feita é na encosta noroeste da Pedra Azul, que nada mais é do que um patrimônio natural do local, possuindo 1822 metros de altitude situado nas montanhas do Espírito Santo.
Camping Natural
Sem dúvidas, é um cenário de extrema exuberância de um ecossistema rico, juntamente com os cavalos da raça norueguesa chamada Fjord que são conhecidos há milênios por seu temperamento dócil e por sua força.
Mais do que esse contato direto com os animais, no decorrer da cavalgada ecológica o turista ainda pode aproveitar a natureza e ter novas vivências que certamente serão experiências inesquecíveis e inigualáveis.

O café orgânico de Heimen em Fjordland

A Pedra Azul nada mais é do que um monumento rochoso que chega a ter quase 2 mil metros de altitude. É na encosta dessa maravilha da natureza que nasce o Café Orgânico Heimen.
É justamente nesse cenário maravilhoso que o fruto consegue chegar a sua maturação plena e lenta, protegido por sombra floral de clima seco e frio.

O fato é que a sua qualidade não pode ser distinguida do sistema agro florestal desse café Arábica, que é totalmente descascado sem o uso de água. 
Além disso, ele é colhido quando se encontra no estágio “Bordeaux”, o que faz com que preserve os açúcares que são naturais da fruta e das nascentes da fazenda de Fjordland.
As instalações do Fjordland fica localizado na Rota do Lagarto, Pedra Azul do Aracê.

★★ Parque Estadual da Pedra Azul

O parque é um dos principais atrativos da região de Domingos Martins. São muitas cachoeiras, fauna, flora, trilhas ecológicas, piscinas naturais e a Pedra Azul, uma formação rochosa com dois mil metros de altura. O nome de pedra Azul é devido a sua coloração que varia durante o dia de acordo com o Sol incidindo na rocha.

Conheça agora um dos principais pontos turísticos de Domingos Martins e veja porque você deve conhecer.
Fauna e flora - A fauna do local é incrivelmente rica, tendo muitas espécies diversificadas como o tamanduá de colete, macaco-prego, mão pelada, veado catingueiro, trinca ferro, sabiá jaguatirica, tucano, araponga, tatu, barbado, sagui da serra e a onça pintada.
O parque também possui uma vegetação bem rica, com muitas bromélias, canjeranas, ingás, orquídeas, cedros, cássias, ipês e muitos tipos de canelas, tudo muito distribuído dentro de uma enorme área de preservação da Mata Atlântica.
Pedra Azul faz parte do município de Domingos Martins, região da serra do Espírito Santo, abrigando talvez o principal cartão postal das montanhas capixabas, a Pedra Azul.
A principal atração é a Pedra Azul, localizada dentro do Parque da Pedra Azul, que recebe o nome pois com a incidência do Sol na rocha, forma uma coloração azulada.
O principal passeio para a região é através da Rota do Lagarto, um trecho de 8,5 quilômetros pela BR-262.

História do Parque
O Parque da Pedra Azul foi inaugurado em 1991 com a ideia de proteger a história cultural da região, destacando-se a Pedra Azul, uma formação de gnaisse e granito com aproximadamente 1850 metros de altura, podendo ser observada desde a BR-262.
Quem visitar a região da Pedra Azul ainda tem a possibilidade de aproveitar muitos esportes radicais e aventuras como a boia Cross, rafting, cavalgada, rapel e muito mais.
Para quem quer se hospedar é possível encontrar muitas pousadinhas espalhadas pela região, com preços muito acessíveis e um atendimento impecável.

Como visitar o parque?
Para visitar o parque é preciso agendar passeios pelo site: www.iema.es.gov.br/pepaz, tendo como capacidade máxima diária de 160 pessoas, distribuídos entre horários diferentes. Todas as visitas são autoguiadas e fáceis de serem percorridas, não necessitando de guias.
A ideia deste limite e desta divisão é evitar que as visitas sejam prejudiciais para a região, causando danos ao parque e suas trilhas, devido o número alto de visitantes.
Trilhas no Parque da pedra Azul
O parque é dividido em duas trilhas que levam para os seus atrativos, sendo uma de nível fácil e outra de nível intermediário.
Trilha Fácil: Esta é a trilha que leva para a Pedra Azul, são quase dois quilômetros de caminhada leve, contando a ida e volta. Durante a trilha os visitantes passam pelo Mirante da Pedra Azul e Forno Grande, chegando até a Pedra Azul. Este percurso também pode ser feito utilizando a trilha do Cedro Sentado, com um percurso de 600 metros, indo diretamente para o Mirante da pedra Azul.
Trilha Intermediária: Esta trilha possui um percurso de 2500 metros somando a ida e a volta, os visitantes passam pelas piscinas naturais e uma parte do trajeto é feita com uma pequena escalada com auxílio de cordas no local.


Campings

Camping Natural
Ecoparque Pedra Azul Aventura - Parque ecológico - Endereço: Rota do Lagarto, s/n - Aracê, Domingos Martins - Bem estruturado, gramado para barracas e área coberta. Com chalés para hospedagem. Local com uma bela vista.

Sítio Rancho do Cordeiro - Área de camping - Endereço: ES-368,Comunidade Alto - Distrito de, Domingos Martins. Boa infra-estrutura e acomodações.





Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário