Menu

25.2.24

Pomerode - SC

Pomerode - A cidade Alemã no Brasil

Pomerode está localizada numa região chamada Vale Europeu.
É lá que podemos encontrar o maior acervo de construções enxaimel fora da Alemanha. 
Visite, faça um passeio chamado Rota do Enxaimel e visite as 50 casas tombadas pelo patrimônio histórico.
Camping Natural
As muitas casas em estilo enxaimel, é uma técnica de construção onde as paredes são montadas com hastes de madeira encaixadas entre si. 
Os espaços são preenchidos com tijolos ou pedras e o telhado é inclinado, dando um toque ainda mais encantador. 
Essas casinhas supercharmosas nos proporcionam a sensação de estarmos na Europa.
Também é comum ouvir as pessoas conversando em alemão nas ruas.
A cidade, que possui um dos menores índices de analfabetismo do país, tem uma famosa fábrica de porcelana com loja de venda a varejo.

Pomerode

Serra/Interior
◬58 m, Florianópolis 168, Jaraguá do Sul 27, Blumenau 32, Joinville 69.
 É um município do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localizado na Mesorregião do Vale do Itajaí e na Microrregião de Blumenau, é conhecido por ser "A cidade mais alemã do Brasil".
Colonizada por imigrantes alemães em meados do séc. XIX, as tradições permanecem nas construções em estilo enxaimel, nas bandas típicas e na culinária, como o famoso "marreco recheado acompanhado de repolho roxo".

Como Chegar a Pomerode

De ônibus, a empresa Turismo Volkmann faz a linha  Blumenau/ Pomerode e tem vários horários disponíveis. Consulte bem os horários. Os ônibus partem do terminal urbano da cidade, chamado Terminal da Fonte. De UBER: do centro de Blumenau até Pomerode. Se quiser saber o preço, acesse UBER e descubra. 

O que Fazer em Pomerode?

É recomendável ficar na cidade pelo menos um dia, assim conseguirá conhecer seus principais pontos turísticos e sairá de lá encantado! A cidade é pequena e você não precisa de carro para conhecê-la. 
Dá para fazer tudo caminhando. As principais atrações da cidade ficam localizadas ao longo da Rua Hermann Weege. 

Portal Turístico do Sul/ Norte

É parada obrigatória para quem visita a cidade, sendo um de seus principais cartões postais. 
Foi inaugurado em 1991 e abriga o Centro de  Informações Turísticas e uma lojinha de artesanatos localizada no segundo andar.
Não deixe de visitá-la e aproveite para pegar também o mapa turístico da cidade. O portal foi construído em estilo enxaimel. Nele é possível alugar bicicletas.

Tirar Foto Eu Amo Pomerode
Para quem gosta de tirar fotos com o nome da cidade em que visita, basta caminhar um pouquinho, pois está localizada atrás do Portal Turístico.

Além disso, tem também o Portal Norte, que é na verdade o Pórtico do Imigrante Wolfgang Weege. Ele fica localizado no caminho sentido Jaraguá do Sul. Este portal é uma réplica do Pórtico de Stettin, que era a capital da Pomerânia.

Museu Teichmann

O museu era a casa e o atelier do escultor Ervin Teichmann. A casa foi construída em 1950 e lá funciona a Casa do Escultor. O local abriga peças esculpidas em madeira e os trabalhos realizados para a Porcelana Schmidt. Ele fica localizado na frente do letreiro Eu amo Pomerode.

Museu Casa do Imigrante Carl Weege

Pra quem gosta de história, na rua Vidal Ferreira, 1032 – Pomerode Fundos, a Casa do Imigrante Carl Weege é um prato cheio, já que mostra exatamente como viviam os moradores de Pomerode muitos anos atrás. Aliás, esta é uma oportunidade de entrar em uma casa construída na técnica Enxaimel sem pagar nada, já que a entrada é gratuita.

É possível visitar a sala, os quartos e porão da casa e ver móveis de antigamente. A casa foi construída em 1920. Carl Weege foi um dos primeiros imigrantes de Pomerode.

Museu Pomerano

O Museu é pequeno mas super interessante. Nele podemos conhecer o dia a dia dos primeiros colonizadores da cidade. Estão expostos móveis, documentos históricos, peças de vestuários e várias carroças usadas na época, como a do leiteiro, a carroça fúnebre, entre outras.

Cervejaria Schornstein

Se você é fã de cerveja artesanal, não deixe de visitar a cervejaria Schornstein. Ela faz parte da rota das cervejas artesanais de Santa Catarina e foi inaugurada no ano de 2006. Vá e experimente uma cerveja produzida dentro da Lei de Pureza Alemã.

É possível visitar a fábrica conhecer sua história e o processo de fabricação da cerveja. 
Para isso é necessário agendamento prévio. Na fábrica existe uma lojinha que vende produtos da marca. Tem muita coisa legal, vale a pena conferir.
Ao lado da fábrica, funciona o bar oficial:  Schornstein Kneipe, que possui uma chaminé de 30 metros de altura feita de tijolos. Essa é a origem do nome Schornstein, que, em alemão, significa chaminé. Atenção: por conta da pandemia COVID-19 a visitação estava suspensa no período.

 A Osterfest 

Também conhecida como "Wiesn" em Munique, é um festival de cerveja originado em Munique, Alemanha. Foi criado pelo rei bávaro Luís I para celebrar o seu casamento em 1810. A Oktoberfest é também uma feira de produtos e diversões celebrada em Munique (München), no estado da Baviera (Bayern), no sul da Alemanha, e disseminada por vários lugares do mundo.
No Brasil, a Oktoberfest chegou com a cultura dos imigrantes alemães.

Todo ano, no mês de janeiro, acontece a Festa Pomerana na cidade, uma festa conhecida por ser voltada à cultura alemã, muito parecida com a Oktoberfest (a Osterfest). Há muitos aspectos da cultura local que acontecem nessas comemorações, como o ritual do casamento pomerano tradicional, comidas e bebidas típicas e música alemã.

Fábrica de chocolate  Nugali

Na rua Testo Alto, 4848, visite à fábrica de chocolate Nugali. Primeiro eles exibem um pequeno vídeo. Depois, você passa pelo cultivo do cacau e conhece cada etapa de fabricação até se tornar o chocolate como consumimos. 
Além disso, a Nugali é um dos chocolates mais premiados do Brasil.

Depois de passar por todo o processo de fabricação, o que a gente mais quer, comer.
Na fábrica da Nugali, eles não dão apenas um quadradinho pra pessoa experimentar. 
Aliás, na hora que chega ao tour, você ganha uma colher de plástico que será muito útil. 
No final ficam vários tipos de chocolate para você experimentar o quanto quiser. Tem chocolate ao leite, chocolate 70% e chocolate branco. 

Osterbaum – A Maior Árvore de Páscoa do Mundo

Você ficará encantado ao ver a maior árvore de páscoa do mundo. A Osterbaum de Pomerode entrou para o Guinness  – o livro dos Records como a maior do mundo. Nela tinham nada menos que 82.404 casquinhas de ovos naturais arrecadados entre os moradores da cidade. Não sabemos ao certo quando será desmontada, mas não fica exposta o ano todo.

Centro Cultural de Pomerode
O lugar é bem bonito, é uma rua só para pedestres com a fachada das casas em miniaturas. É lá que acontece a Osterfest.

Praça Torgelow

Essa praça foi inaugurada no ano de 2010 para comemorar os 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina. Suas esculturas de bronze foram elaboradas pelo artista José Batista. 
A obra retrata o trabalho em Pomerode, com a representação do homem com a enxada e a mulher frente à educação dos filhos.

Ela está localizada na frente do Teatro Municipal, então basta olhar para frente que verá o belo teatro.

Teatro Municipal

Com capacidade para receber quase 500 pessoas, o Teatro Municipal foi inaugurado em 2009 e preserva uma arquitetura moderna que está construída numa região que valoriza o Complexo Weege, um dos mais importantes conjuntos industriais do Vale do Itajaí.

Zoo de Pomerode

O zoológico de Pomerode foi o primeiro zoológico privado do Brasil. Ele foi construído em 1932 nos fundos da casa de Hermann Weege. Hoje o zoológico abriga mais de 1300 animais de 225 espécies diferentes. Se você estiver com crianças na cidade, não deixe de ir até lá.

Chipanzé, elefante, girafa, hipopótamo, leão, lobo guará, lontra, macaco, lhama e onça são alguns dos animais que podem ser vistos por lá.
Desde 1977, o zoológico passou a ser uma fundação sem fins lucrativos. Todo o dinheiro arrecadado é revertido na manutenção do Zoo e para proteger as espécies.

Ir à Vila Encantada

O parque conta com atividades para entreter as crianças o dia todo. Possui mais de 20 atrações, com piratas, dinossauros, insetos gigantes, museu com fósseis reais. Tem até o personagem Darwin que interage com as crianças. Caso esteja com crianças na cidade, não deixe de visitar a Vila.

São aventuras ao ar livre, com vários brinquedos e oficinas temáticas e pedagógicas.
Entre as atrações estão ainda, por exemplo, um redário, um tobogã e um circuito sinuoso. Além disso, tem a Vila dos Dinossauros.

Alles Park

O Alles Park desperta muitas emoções a turistas e moradores da cidade. Proporcionando uma experiência única para toda família, o Alles Park estimula ainda mais a cultura local conhecida pelas tradições germânicas, com lojas de artesanatos, gastronomia típica e cervejaria. 
Tudo isso aliado a um ambiente totalmente cenográfico chamado Vila da Neve, com escorregadores, iglus, bonecos de neve, que vai fazer o visitante se sentir como se estivesse numa paisagem do inverno europeu.

Para aproveitar as baixas temperaturas, serão oferecidas roupas especiais na entrada do local.
Além disso, os turistas poderão ainda conhecer o primeiro carrossel feito em madeira artesanal do Brasil. 
Um labirinto de espelhos e um chafariz de águas dançantes, além de conferir espaços abertos, com acesso gratuito.


Cidades Irmãs


Gastronomia

A culinária da Alemanha varia de região para região. As regiões do sul da Alemanha (Suábia, Baviera, etc.), por exemplo, compartilham uma cultura culinária com a Suíça e com a Áustria. 
A carne de porco, bovina e de aves são as principais variedades de carne consumida na Alemanha, sendo a carne de porco a mais popular.

Alimentos orgânicos ganharam uma quota de mercado de cerca de 3,0%, e deverão aumentar ainda mais. O queijo é típico e buffet de carnes frias é servido em festas privadas.

Comprar Artesanato

Se você gosta de comprar artesanatos, então não deixe de visitar a loja Artesanato e Decoração, ela fica bem perto da Vila Encantada e tem muitas lembranças superartesanais. 
Próximo ao Teatro Municipal fica uma outra loja: Feito em Pomerode, tem também várias coisas bem legais.



CAMPINGS

Onde acampar em Pomerode

Camping Recanto do Vale - R. Vale do Selke, 416 - Testo Central, Pomerode - SC. Local agradável para descansar e natureza! Estrutura completa, também chalés, banheiros e chuveiros quentes, cozinha comunitária, geladeira, fogão e churrasqueira. Permitido fazer fogueira nós locais demarcados. Está com algumas restrições devido a pandemia.

Manga Camping - R. 15 de Novembro, 3090 - Testo Central Alto, Pomerode - SC. No centro de Pomerode, chuveiros quentes, pontos de água e iluminação, motorhomes, permitido animais de estimação.

Camping Família Piluá - R. Progresso, 3709 - Testo Rega, Pomerode - SC. Muito espaço verde e boa infraestrutura, no meio da Rota do Enxaimel, água, energia, banheiros, pias e cozinha para os campistas.

Montanha Azul de Pomerode SC - Parque ecológico em Pomerode, Recomendável deixar o carro no primeiro estacionamento e subir a pé se tiver condições físicas, bom contato com a natureza, com banheiros e estrutura para piqueniques e etc..

Camping morro azul - Mulde Alta, s/n°, município Timbó SC - Área de camping limpa, postes de luz, banheiros, tomadas, água potável, cercado de natureza, vista do Morro Azul, pode subir de carro, wi-fi aberto, gramado, assina-se um termo de responsabilidade para acampar e é seguro. Ponto de apoio para ir nos mirantes.

Península Palmeiras (Armalwee) - Rio dos Cedros - Estrada Geral Palmeiras, próximo ao Mercado Palmeiras: conhecida como Ilha Camping, estrutura para eventos, chalés, camping, restaurante, salão de festas, bocha, campo futebol, pesca, churrasqueiras, acesso à represa com jet-ski, lanchas, passeios de barco.




Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário