Menu

5.1.26

Campina Grande - PB

 A Rainha de Borborema

Campina Grande é a segunda cidade brasileira mais populosa do estado da Paraíba, depois de João Pessoa, a capital. É considerada a cidade mais importante do agreste nordestino.
É considerada um dos principais centros industriais, tecnológicos e educacionais da região nordeste do Brasil.
Campina Grande também possui uma grande agenda cultural, incluindo a maior Festa de São João do mundo, que acontece durante todo o mês de junho.Campina Grande - A Rainha de Borborema

O Maior São João do Mundo 


Rainha da Borborema é sede do maior evento do estado da Paraíba e da maior festa de São João do mundo, reunindo normalmente 2 milhões de pessoas ao longo de um mês. 
O São João de Campina Grande é um evento anual organizado pela prefeitura de Campina Grande, no estado da Paraíba, e realizado durante todo o mês de junho. 
Seguindo a tradição cultural do Nordeste brasileiro, é costume celebrar o dia de São João com apresentações, danças e quadrilhas.
Fogueira de São João
O festival acontece em diversos locais da cidade, com destaque para o Parque do Povo, também conhecido como a "sede do forró", situado no centro da cidade. 
O evento é reconhecido pelo Instituto Ranking Brasil como a maior Festa de São João do país.

Como chegar 

Mapa como chegar Campina Grande

De avião: Aeroporto João Suassuna (CG), com voos regulares.
De Carro: A BR-101BR-230 e BR-104 são as principais rodovias de acesso até João Pessoa.
Distância de João Pessoa: Cerca de 130 km (aproximadamente 2h30 de viagem).

Atrações turísticas 

Apesar de ser conhecida pela festa, a cidade tem vários atrativos naturais, históricos e culturais. Aqui estão os principais:

Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande 

O museu teve sua construção iniciada em 1812 e inauguração em 1814, no largo da Matriz.
A princípio, o prédio foi construído como a primeira cadeia de Campina Grande, 24 anos depois de esta se tornar Vila, a Vila Nova da Rainha. Durante 60 anos, o térreo serviu de cadeia e o primeiro andar funcionou como a "Casa da Câmara" (atual Câmara Municipal).Museu Histórico e Geográfico de Campina Grande

Museu do Algodão / Estação Velha e a Vila Sítio São João 

O Museu de História e Tecnologia do Algodão ou simplesmente Museu do Algodão é um museu que visa principalmente guardar a memória da cultura do algodão no estado da Paraíba. 
É localizado no prédio onde funcionava a velha estação ferroviária de Campina Grande, inaugurada em 1907. O museu, por sua vez, foi inaugurado em 30 de outubro de 1908.
contam a história local com cenários antigos. 
Museu do Algodão / Estação Velha e a Vila Sítio São João

Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC)

O Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC) de Campina Grande foi inaugurado em 20 de outubro de 1967, através da Campanha Nacional dos Museus Regionais, idealizada pelo paraibano, jornalista e empresário Assis Chateaubriand, criador, em 1947, do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP).
O acervo do MAAC é composto por objetos de diversas técnicas e procedimentos artísticos, comunicando a linguagem visual da arte de diferentes momentos e artistas do movimento artístico brasileiro do século XIX, o Academismo Neoclássico, a nova vanguarda dos anos 60 - e de artistas da Nova Figuração estrangeira (Obras de Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral e outros).
Museu de Arte Assis Chateaubriand (MAAC)

Museu Digital de Campina Grande

O Museu Digital é uma viagem virtual pela história de Campina Grande. Localizado às margens do Açude Velho, no primeiro andar do monumento em homenagem ao Sesquicentenário de Campina Grande, o espaço conta equipamentos tecnológicos e culturais que retratam a história da cidade com experiências interativas.
A estrutura interna do museu conta com uma sala com tela de projeção de 9 metros, mapa digital, vídeo wall, karaokê, espaço selfie, espaço para exposições itinerantes, óculos com filme em realidade virtual, jogos interativos, entre outros mecanismos. 
O prédio foi construído pela prefeitura da cidade, mas está sob responsabilidade do Sesi, detentor da concessão para administrar o espaço.
O museu é pioneiro no segmento na Paraíba e em um único espaço traz mecanismos de transmissão variados, utilizando diversas linguagens tecnológicas, recursos cenográficos e experiências sensoriais.Museu Digital de Campina Grande

Parque Tecnológico da Paraíba (Fundação Parque Tecnológico da Paraíba)

É um dos principais polos de inovação e tecnologia do Nordeste. 
Compondo o oásis da Ciência e Tecnologia, constitui-se numa entidade sem fins lucrativos voltada para o avanço científico e tecnológico do Estado. 
Citada na Newsweek como um dos principais instrumentos de disseminação e transferência de tecnologia da Paraíba, a Fundação ganhou destaque também na área de Tecnologia Social, sendo contemplada com o prêmio Projeto Inovador do Ano de 2002, concedido ao Projeto de Incubação de Micros e Pequenas Agroindústrias em Comunidades Rurais.Parque Tecnológico da Paraíba

Feira Central 

A Feira Central de Campina Grande, localizada no Agreste da Paraíba, é um patrimônio Histórico Artístico Nacional Cultural e Imaterial brasileiro. 
A partir daí, foi iniciado um processo colaborativo de diálogos e pesquisas, que agora reúnem as referências culturais presentes na feira campinense. 
A Feira Central de Campina Grande tem cerca de 75 mil metros quadrados , que se amplia para além de seus limites, entre ruas e barracas, nos dias de mais movimento. 
É por isso que se diz que tudo o que se procura é possível encontrar na feira. Feira Central em Campina Grande

Açude Velho

É o cartão-postal da cidade, onde já foi fonte de abastecimento de água para Campina Grande e hoje é patrimônio histórico e um ponto de referência da cidade. 
Vale muito a pena caminhar por lá, já que no seu entorno estão diversas atrações, restaurantes famosos, hotéis, quiosques e etc.

São 3 monumentos nesse entorno: Monumento Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, Monumento em homenagem ao sesquicentenário de Campina Grande, e Monumento aos Pioneiros da Borborema, este último, rodeado de quiosques e com ótimo ângulo para apreciar o Açude Velho.
Monumento Luiz Gonzaga
Monumento Jackson do Pandeiro
Monumento - Os Pioneiros

Pedra de Santo Antônio

A Pedra de Santo Antônio (em Fagundes, próximo à cidade) é um ponto turístico e religioso localizado na Serra do Bodopitá, no município de Fagundes, estado da Paraíba. 
A pedra tem seu nome em homenagem a Santo António de Lisboa, conhecido como o santo casamenteiro, e é famosa pela tradição que diz que quem passar por debaixo dela três vezes, consegue pretendentes a casamento no próximo ano.Pedra de Santo Antônio - PB

Parque da Criança 

É uma área bastante visitada por jovens praticantes de esportes e pessoas da terceira idade em busca de uma melhor qualidade de vida. 
Mas sem dúvida alguma, seu principal visitante é a criança - que desfruta de um amplo espaço recreativo - onde a alegria é seu principal parceiro.
 
Com uma área de aproximadamente 6.700 metros quadrados, o parque conta com extraordinária área de lazer que inclui pista de Skate, pista de bicicross, quadra de volleyball de areia, futebol de areia Society, mini campo de futebol de areia, quadras para basquete e tênis, além de uma pista de 1 Km para a prática de cooper e caminhada. 
O Parque da Criança ainda conta com uma área verde de fazer inveja a muitas propriedades. 

Parque Evaldo Cruz

O Parque Evaldo Cruz (ou Açude Novo), está localizado no coração de Campina Grande, é um espaço ideal para receber e promover a cultura local. 
Projetos de ocupação cultural podem transformar o parque em um vibrante centro de atividades artísticas e ambientais. 
Exibições de filmes, exposições de artes visuais, feiras culturais e atividades ambientais são algumas das iniciativas que podem ser realizadas ao longo do ano, proporcionando um ambiente de convivência e interação para os moradores e visitantes da cidade.

Campings

Campina Grande não possui campings estruturados próximos ao centro, e com o fluxo intenso no período junino, acampar em áreas urbanas não é uma boa ideia.
No coração da Paraíba, é mais conhecida pelo seu São João gigante, mas também abriga boas opções para quem busca paz e campings com alguma estrutura. 

A cidade está em crescimento constante e, curiosamente, algumas fazendas ao redor vêm oferecendo áreas adaptadas para o campismo, inclusive com energia, banheiros e sombra natural.
Os campings mais conhecido na região funciona o ano inteiro e atrai desde famílias a viajantes de longa rota. 
A vantagem está na boa localização: perto da zona urbana, com fácil acesso por estrada asfaltada. 
Além disso, a região possui clima mais ameno à noite, o que favorece o pernoite ao ar livre.

Acampamento Sonho Meu - Unnamed Road, Lagoa Seca - PB. Um sonho de local, tranquilo e superagradável, as piscinas são ótimas e bom espaço.
Acampamento Sonho Meu - PB

Fazendinha Matriarca - Rua José Francisco Pereira Filho - 2541, Salgadinho - Campina Grande - PB. Lugar bem legal de se divertir, campo de futebol excelente, ambiente acolhedor, transmite paz e sossego.
Fazendinha Matriarca - PB

Para quem gosta de passeios, o Açude Velho e o Parque da Criança são boas opções urbanas, e o distrito de Galante é um charme à parte, com jeitão de interior.
Se tem um lugar no Brasil onde o mês de junho vira uma explosão de cores, música e tradições, esse lugar é Campina Grande, na Paraíba. 

Conclusão:

Campina Grande vai além da festa junina. Para o campista, oferece desde base estruturada até proximidade com natureza, tudo com o conforto de estar perto da cidade. Ideal para quem busca praticidade sem abrir mão de um ambiente tranquilo.


Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário