Menu

16.2.24

Matinhos - PR

Matinhos - A namoradinha do Paraná

É um município brasileiro no litoral do estado do Paraná. Localiza-se a sudeste da capital do estado, distando cerca de 111 km.
Camping Natural
Com temperatura média anual de 19,5 °C, e a vegetação do município predomina a mata atlântica, com trechos de restinga ao longo de sua faixa litorânea. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,793, considerando como médio em relação ao estado.

O município de Matinhos destaca-se pelas suas praias situadas nos 15 balneários, que atraem milhares de pessoas na alta temporada, sendo o balneário de Caiobá o maior de todos, onde estão a Praia Brava e a Praia Mansa. Também há a realização anual de diversas festas e eventos, como o Carnaval de Matinhos, em fevereiro ou março, e as feiras de artesanato, organizadas no decorrer do ano.

Como chegar

De Curitiba, é possível chegar até Matinhos seguindo pela BR-277 sentido Paranaguá, em seguida a PR-508, conhecida como rodovia Alexandra-Matinhos.
Outra opção de acesso seria pela BR-376, que liga Curitiba a Florianópolis. 
No trevo de Garuva, entrar na PR-412 sentido Guaratuba e atravessar a baía de ferry-boat, até chegar a Matinhos.
Rodovia litoral Matinhos

Para quem vem do Sul, pela BR-101 em Santa Catarina, após passar por Joinville, precisa entrar na PR-412 sentido Guaratuba e atravessar a baía de ferry-boat até chegar a Caiobá e Matinhos.

De avião: Para quem chega de avião, as duas melhores opções de aeroportos, são o de Curitiba (103 km) e o de Joinville (84 km).
De ônibus: A viação Graciosa opera a linha de ônibus entre Curitiba e Matinhos em vários horários diários.

O que tem em Matinhos

O território é banhado por dez rios e córregos, sendo eles: da Draga, Matinhos, da Onça, Canal da Lagoa Amarela, Indaial, Novo, Cambará, do Meio, Cachoeirinha e Guaraguaçu. 
Um dos principais é o Rio da Onça, que passa pelo perímetro urbano e em suas margens situa-se o Parque Estadual Florestal do Rio da Onça, constituindo-se como um corredor biológico, mas o maior rio do litoral paranaense (Rio Guaraguaçu), possui suas nascentes em Matinhos e, após percorrer grande parte do território matinhense, tem sua foz em Paranaguá.

Porque Matinhos tem esse nome?

Matinhos ganhou este nome pela abundância de vegetação rasteira (restinga), típica da planície litorânea, e sofreu influência sociocultural dos povoadores de Paranaguá e, posteriormente, os de Guaratuba, por se tratar de ponto intermediário entre os dois municípios.

Há duas áreas de preservação que se destacam na cidade: 
Uma delas é o Parque Estadual Florestal do Rio da Onça, que situa-se na região central do município, às margens do Rio da Onça. 
Foi criado pelo Decreto Estadual, em uma área de reflorestamento. 
A outra área é o Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange, que foi criada em 2001, sendo que tem 24 500 hectares, englobando áreas de Matinhos, Guaratuba, Morretes e Paranaguá. Nele o foco é a preservação da mata atlântica.

Eventos

Para estimular o desenvolvimento socioeconômico local, a prefeitura de Matinhos, juntamente ou não com instituições locais, passou a investir mais no segmento de festas e eventos. 
Anualmente destacam-se as realizações do Projeto Praia Verão, com diversas atividades culturais e esportivas, entre janeiro de fevereiro; o Concurso Princesinha do Mar do Paraná, concurso de beleza infantil que reúne meninas de todo o estado, deve-se isso Matinhos ser a Namoradinha do Paraná; Carnaval de Matinhos, em fevereiro ou março; do Ressacão, na primeira sexta-feira após o carnaval; do Torneio de Pesca, em março.
Festa e Carnaval em Matinhos

O que ver em Matinhos

Dentre os atrativos naturais, há de se destacar as praias situadas nos vários balneários que compõem o município de Matinhos. 
Dentre eles encontram-se: Corais, Jussara, Gaivotas, Iracema, Guacyara, Currais, Ipacaraí, Betaras, Solimar, Marajó, Saint Etiene, Florida, Riviera I e II e Flamingo, além da praia de Matinho, na Sede.
Praia de Caiobá

O balneário de Caiobá é o maior de todos, sendo onde estão a Praia Brava, onde há realização de campeonatos de surf, e a Praia Mansa, que destaca-se pelas águas calmas e pouco profundas.
Praia Mansa de Caiobá

Ainda no balneário está o Parque Águas Claras, parque aquático inaugurado em abril de 1994 e que possui área de 242 mil km².
Também há o Morro do Escalvado e o Morro do Boi, que se destacam pelas suas trilhas ecológicas e visões panorâmicas.

A cidade conta com vários atrativos de valor histórico e cultural, como a Igreja Matriz de São Pedro, que é a principal igreja da cidade, construída com linhas arquitetônicas simples.
A Igrejinha de São Pedro, que foi construída entre os anos de 1938 e 1944, abrigando por muito tempo o título de Igreja Matriz, sendo tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná em 1987.

O Calçadão da Praia Central, que é usado para caminhadas e passeios de bicicleta; e o Mercado dos Pescadores, onde são comercializados vários tipos de pescados.
Mercado Municipal de Pescados


Trilhas

O Morro do Escalvado e o Morro do Boi possuem trilhas ecológicas que proporcionam vistas panorâmicas das praias da região.

Parque aquático

O Parque Águas Claras foi inaugurado em abril de 1994, com área de 242 mil quilômetros quadrados que proporcionam muita alegria e diversão. Têm piscinas, lagos para pesca, toboáguas e churrasqueiras. Tem atrações para todos os gostos.

Praias

Matinhos tem praias de belezas exuberantes. As praias dos balneários que formam o município de Matinhos são as de Corais, Jussara, Gaivotas, Iracema, Guacyara, Currais, Ipacaraí, Betaras, Solimar, Marajá, Saint Etiene, Flórida, Riviera I e II e Flamingo, além da praia de Matinhos. 
Em Caiobá tem campeonatos de surfe na Praia Brava e, na Praia Mansa, as águas são calmas e pouco profundas.

★ Parque Estadual Rio da Onça

O Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos, é mais uma opção de lazer para turistas que passam o verão no litoral paranaense. A Unidade de Conservação, criada em 1981, é gerenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica do País. 
Possui grandes belezas naturais, trilhas, pontes elevadas e o mirante.

Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange 

Localizado no litoral do estado do Paraná e abrange os municípios de Matinhos, Guaratuba, Morretes e Paranaguá. Ocupa um trecho da Serra do Mar, conhecido como Serra da Prata e possui área de 25 mil hectares.
Foi criado em 23 de maio de 2001, tendo sido o primeiro Parque Nacional brasileiro criado por iniciativa do Congresso Nacional. 
Seu nome é uma homenagem ao naturalista francês Auguste de Saint-Hilaire e ao biólogo e ambientalista paranaense Roberto Ribas Lange. 
O objetivo do Parque é proteger e conservar ecossistemas de Mata Atlântica existentes na área e assegurar a estabilidade ambiental dos balneários sob sua influência, bem como a qualidade de vida das populações litorâneas.
É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A vegetação é representada pela Mata Atlântica, em suas diferentes fisionomias: Floresta Ombrófila Submontana, Floresta Ombrófila Densa Montana e Floresta Ombrófila Densa Altomontana, além dos Refúgios Vegetacionais (Campos de Altitude) e da vegetação secundária encontrada principalmente em regiões de baixa altitude onde as alterações promovidas pelas atividades humanas foram mais frequentes. 
São encontradas diversas espécies ameaçadas de extinção em âmbito nacional e estadual, além de seis espécies que constam exclusivamente na lista estadual de espécies ameaçadas.
Possui uma fauna típica da Mata Atlântica da Serra do Mar do sul do Brasil, composta principalmente por espécies de pequeno e médio porte, adaptadas ao ambiente fechado da floresta. 
São encontradas várias espécies ameaçadas de extinção, e outras que se encontram em perigo tanto em nível nacional como estadual.

Ilha das Tartarugas

Integrante do balneário de Caiobá, também é conhecida como Ilha do Farol, a qual é possível acesso apenas quando a maré está baixa. Para chegar até lá, é necessário caminhar pelas pedras. Há trilhas que levam ponta a ponta da ilha, proporcionando vistas incríveis.

Pico de Matinhos

Para quem quer relaxar e apreciar a paisagem, foi construído mirantes com estrutura de madeira na Ponte de Pedras, local que divide a Praia Central de Matinhos com a Praia Brava. Devido às formações de ondas, o local também é frequentado por surfistas.

Balneário Flamingo

O Balneário Flamingo fica logo após o Mirante das Pedras. O início da praia é marcado por uma enseada em formato de meia lua, onde formam boas ondas para a prática de surf.

Apesar de estar próxima do centro, quase não possui prédios, apenas casas e um reduto de pescadores, com vários barcos na areia. Nas proximidades há concentração de comércio, bares e restaurantes.
pescador em Matinhos

GASTRONOMIA

A gastronomia de Matinhos oferece aos turistas bares, restaurantes, e lanchonetes de alta qualidade. 
A culinária é baseada, principalmente, em frutos do mar. 
Além disso, a culinária matinhense também usa frutas regionais como banana, maracujá, mamão e os legumes cultivados pelos moradores.
Curiosidades: O que não pode deixar de comer em Curitiba?
De petiscos descolados a pratos robustos à la carte, veja o que e onde comer em Curitiba.
Carne de onça. A carne de onça é uma das mais famosas comidas típicas de Curitiba – tanto, que virou Patrimônio Cultural da capital paranaense por uma lei aprovada em 2016. ...
Pão com bolinho. ...
Churrasco. ...
Pão com vina. ...
Comida italiana. 

- A carne de onça é um prato tradicional brasileiro originário de Curitiba, onde é servido desde 1953 (na realidade, começou a ser preparado na década de 30). 
É também o prato oficial da cidade, uma espécie de steak tartare feito com uma combinação de carne moída, alho, cebola, cebolinha, azeite, conhaque, pimenta em pó e páprica doce em pó. O nome do prato significa carne de onça, referindo-se ao felino brasileiro conhecido como onça, porque se diz que depois de comer o prato, você terá o bafo da onça, uma referência aos ingredientes picantes usados para prepará-lo. 
Obs.: A Carne de onça de Curitiba está no ranking dos 10 melhores pratos de carne crua do mundo!


ONDE FICAR



Matinhos oferece centenas de opções de hospedagem de qualidade, como hotéis, pousadas e casas para locações diárias, e é claro:

Campings

Litoral Camping Caiobá - Endereço: R. Antônina, 212 - Caiobá, Matinhos - PR. Próximo praia e centro, ambiente familiar, opções para comer, vale muito a pena.

Camping Matinhos Aconchego - Endereço: R. Mandaguari, 125 - Bom Retiro, Matinhos - PR. Lugar maravilhoso com uma vibe boa, perto de vários comércios, praia, com todo suporte, banheiros, cozinha, grande espaço lazer.

Camping ASPP - Conselheiro Francisco Xavier de Oliveira Filho - Endereço: 5468,, Rod. Máximo Jamur, 5458, Matinhos - PR. Com mercado e distribuidora de bebidas na mesma quadra, que facilita muito, o dono é muito atencioso, lugar próximo praia, tudo limpo e organizado. Somente uma geladeira, que por sinal estava vazando água.




















Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário