Menu

14.2.24

Itajaí - SC

 Itajaí - Litoral norte de Santa Catarina

 A cidade é famosa por abrigar o porto de Itajaí, um dos portos mais importantes do país, mas além do porto, Itajaí possui vários outros atrativos interessantes.
Camping Natural

Como chegar em Itajaí

De Carro:
Itajaí tem acesso através da Br-101. É o principal acesso para quem vem do sul (Florianópolis, Porto Alegre etc.) e também do norte (Curitiba, São Paulo etc.). Há acesso também pela SC-486 e pela SC-412 para quem vem do interior do estado de Santa Catarina.
De avião:
O aeroporto mais próximo é o Aeroporto da cidade vizinha Navegantes, que fica a apenas 5 km – via Ferry Boat (25km via BR-101). Há ainda o aeroporto de Joinville, que fica a cerca de 105 km e o aeroporto de Florianópolis que fica a cerca de 110 km.
De ônibus:
A Viação Catarinense opera entre Itajaí e as principais cidades da região, incluindo a capital catarinense, Florianópolis e a capital paranaense, Curitiba. Além da Catarinense, a Viação Itapemirim, a Viação Reunidas e a Viação 101 operam em Itajaí.

Itajaí

Porto; praia.
◬2 m. 
Florianópolis 100, Brusque 43, Blumenau 50, Joinville 94.
Localizada no litoral norte de Santa Catarina, Itajaí é uma das principais cidades do estado. A cidade foi colonizada por imigrantes europeus como italianos, alemães e portugueses, em especial os portugueses açorianos, que povoaram boa parte do litoral de Santa Catarina.

É bom de morar em Itajaí?

Itajaí tem como uma de suas principais vantagens a localização estratégica e privilegiada, tanto que fica a 95km da capital Florianópolis. Além disso, está a uma curta viagem de outros polos turísticos do Sul, como Blumenau, Balneário Camboriú, Brusque e Joinville.

O que fazer em Itajaí ?

São muitos os lugares; visite a Foz do Rio Itajaí, vista dos Molhes da Barra, a vista aérea da Praia Cabeçudas, o centro da cidade visto do Morro da Cruz, Via gastronômica, os navios no porto de Itajaí, Mirante do Morro da Cruz, a bela arquitetura do Palácio Marcos Konder, e a imponente Catedral de Itajaí..
A cidade tem a principal atividade econômica voltada ao Porto de Itajaí, principal porto da região e segundo do país em movimentação de containers. 
Além do porto, as atividades pesqueiras, industriais, comerciais, acadêmicas e turísticas também se destacam. Itajaí é uma das economias mais crescentes do estado e é uma das cidades com o maior PIB em Santa Catarina.

Itajaí é vizinha da badalada Balneário Camboriú, mas ousamos dizer que não demorará muito para que a cidade se torne uma cidade aos moldes da vizinha agitada do sul. 
A cada visita que fazem, os turistas, ou os que vivem em Itajaí, notam mais dois ou três edifícios brotando. Enfim, para o bem ou para o mal, Itajaí certamente vai crescer, e muito…

O que visitar em Itajaí?

No que se refere ao turismo, Itajaí também não decepciona. A cidade é muito bonita e possui atrativos naturais, históricos e gastronômicos que fazem com que uma visita à cidade seja muito válida.

Centro Histórico

No centro histórico de Itajaí estão algumas das construções mais belas da cidade, incluindo algumas edificações históricas que retratam traços do século passado.

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento é a construção mais bela da cidade e sem dúvidas uma das igrejas mais bonitas de Santa Catarina.

Começou a ser construída em 1940 e foi inaugurada no ano de 1955 e chama atenção por sua beleza no estilo arquitetônico neogótico e românico. 
A Igreja Matriz destaca-se não só pela beleza externa, mas também pelo belo interior, onde entre outras coisas estão obras de artistas italianos.
Durante a noite a igreja fica ainda mais bonita quando recebe iluminação colorida. À sua frente há uma pracinha, recém revitalizada, onde 3 chafarizes formam espelhos de água.

Palácio Marcos Konder (Museu Histórico de Itajaí)

Ao lado da Igreja Matriz, atravessando a rua, está o belo edifício que abriga o Museu Histórico de Itajaí, o Palácio Marcos Konder.

Este edifício tem quase 100 anos e se destaca por sua beleza arquitetônica. Foi o primeiro prédio público da cidade e já abrigou os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Desde 1999 abriga Museu Histórico de Itajaí, que conta a história de Itajaí através de cerca de 2000 peças em exposição.

Casa da Cultura Dide Brandão

Ao lado do Museu Histórico de Itajaí está a Casa da Cultura Dide Brandão, que funciona no local desde 1982. Antes era uma escola.

O prédio é centenário foi inaugurado em 1913 e atualmente abriga biblioteca, salas de aula, de leitura e de estudos, além de um auditório e galeria.

Igreja da Imaculada Conceição – Igrejinha Velha

Localizada no local onde foi construída a primeira capela de Itajaí, a Igreja da Imaculada Conceição é uma das construções mais antigas da cidade. Foi construída em 1824, entretanto ficou fechada entre os anos de 2013 e 2018 devido ao desabamento de seu teto.

Com a finalização de sua restauração, no ano de 2018, foi reaberta junto ao aniversário de 158 anos de Itajaí. Conhecida como “a Igrejinha Velha”, a edificação é patrimônio histórico de Itajaí e do estado de Santa Catarina.

Terminal de Cruzeiros – Guilherme Asseburg – Pier Turístico

O Terminal de Cruzeiros de Itajaí foi o primeiro píer no Brasil exclusivo para passageiros, alfandegado e fora da área de portos comerciais.

Foi inaugurado em 2000 e ampliado em 2009, sendo o único do sul do país a disponibilizar um terminal de passageiros na rota de transatlânticos. O Terminal de Cruzeiros tem como objetivo atrair turistas fomentando o turismo na cidade e na região.
O Píer fica em frente à uma das principais ruas da cidade, a Rua Hercílio Luz que dá acesso a todos os atrativos citados acima.

Mercado Público Municipal – Centro de Cultura Popular – Mercado Velho

Inaugurado em 1917 e revitalizado em 2017, o Mercado Público de Itajaí é um lugar bastante agradável pra provar algumas especialidades da gastronomia local, pra comprar artesanatos, ou simplesmente pra comprar peixes e frutos do mar frescos no Mercado do Peixe, que fica anexo.
O local conta com vários restaurantes e lojas de artesanatos, além de espaços internos e externos com várias mesas. Frequentemente há musica ao vivo.

Uma tradição do Mercado é a comprar peixes, e/ou frutos do mar no Mercado do Peixe e mandar preparar nos restaurantes do Mercado Público, na hora.
Ao redor do Mercado Público estão alguns barzinhos que ficam bem animados durante a noite.

Praias de Itajaí

As praias de Itajaí são bastante procuradas no verão. Há opções para todos os gostos, desde praias mais populares até praias mais elitizadas. Da mesma forma há praias com águas agitadas, próprias para a pratica do surfe, assim como praias com águas um pouco mais tranquilas próprias para banho.

Praia da Atalaia

Famosa nacionalmente pela qualidade de suas ondas para o surfe e também pelo forte localismo do passado, a Praia da Atalaia fica exatamente ao lado dos Molhes da Atalaia, por onde os navios têm acesso aos portos de Itajaí e de Navegantes.
Embora tenha bastante ondas, ainda assim é boa para banhar-se já que a maioria das ondas quebram mais longe da areia, no pico do surfe.

No local há um grande estacionamento, chuveiros, banheiros públicos e vários ambulantes com diversas opções gastronômicas.
A Praia da Atalaia conta com iluminação noturna para a prática do surfe.

Praia do Geremias

A pequena praia de aproximadamente 200 metros, tem águas calmas e rasas, bem próprias para crianças. Em seu entorno estão várias casas, o que a torna uma praia quase particular. É possível chegar até a praia através de acessos públicos em suas extremidades.

A Praia do Geremias fica aos pés do Bico do Papagaio, um dos cartões postais mais famosas de Itajaí.

Praia de Cabeçudas

A praia preferida em Itajaí! “Cabeçudas Beach” é a praia mais urbanizada e uma das mais movimentadas da cidade. Conta com vários restaurantes e lanchonetes em suas imediações, além de hotéis e pousadas.

Cabeçudas normalmente tem águas calmas, com poucas ondas e por este motivo é uma das preferidas pelos banhistas. Quando o mar está mais agitado, porém, as ondas são “caixotes” e o banho se torna mais difícil.
No meio da praia há um conjunto de pedras que formam um mirante natural. Quando a maré está baixa o acesso é bem fácil. De lá é possível ter uma bela vista da praia e também dar um mergulho.

No canto da Praia há uma trilha que liga Cabeçudas à Praia da Solidão e ao Farol de Cabeçudas. Antes há uma capelinha bonitinha chamada Capela Santa Teresinha.

Foi nesta praia que ocorreram as primeiras práticas de banhos de mar em Santa Catarina. 
Neste tempo, o calçadão de Cabeçudas tinha a fama de ser o calçadão mais charmoso do estado.
Diz a lenda que o nome da praia é relacionado às pedras grandes que existem na praia, as pedras “cabeçudas”. Outra versão porém, diz que o nome é uma referencia à tartarugas-cabeçudas que eram comuns na região.

Praia da Solidão

Localizada na localidade chamada de “Canto do Morcego”, entre a Praia de Cabeçudas e a Praia Brava de Itajaí, a Praia da Solidão é uma pequena praia praticamente isolada, junto à mata nativa.

Seu acesso é feito só através de trilhas, que partem da continuação da Praia de Cabeçudas, ou a partir de uma trilha que sai do lado norte da Praia Brava. Pelo lado de cabeçudas o acesso é “restrito” já que pertence à Marinha.
Suas ondas são fortes e por isso a localidade é frequentemente procurada por surfistas. 
Seu nome tem origem em uma caverna com cerca de 4 metros de largura e cerca 50 metros de profundidade, que existe no local. Diz a lenda que as águas desta praia são ricas em Iodo e são terapêuticas.

Praia Brava

Famosa e badalada a Praia Brava é uma das praias mais movimentadas da região. Seu público é composto por gente endinheirada, pessoas com corpos esculturais e surfistas em busca das fortes ondas que são frequentes na região.

A praia é dividida em 2 partes, do lado norte do rio é conhecida como a Brava Norte e do lado sul do rio é a Brava Sul.
Na brava há vários restaurantes, lanchonetes, bares e clubes, entre eles alguns beach clubes renomados mundialmente que costumam receber com frequência DJ’s famosos.


Outros atrativos

Molhes da Barra – Molhes da Atalaia

Ponto de encontro dos moradores, os Molhes da Barra são um dos atrativos imperdíveis de Itajaí. Antes da pandemia o local costumava ficar cheio nos dias quentes, um verdadeiro vai e vem de gente…

Dos Molhes moradores e turistas podem observar a beleza natural da região, com uma bela vista das praias da Atalaia e Cabeçudas e das montanhas que circundam a região. 
Além disso também é possível observar Navegantes do outro lado do rio e o vai e vem de embarcações que navegam no Rio Itajaí-açu.

São grandes navios cargueiros chegando e saindo dos portos de Itajaí e Navegantes, barcos pesqueiros e de vez em quando alguns cruzeiros que chegam ao Terminal de Cruzeiros.
Nos molhes há uma estrada que vai até um Farol que fica bem na extremidade do Molhe.

São cerca de 800 metros de asfalto, onde muita gente vai andar de zica (bicicleta), skate ou patins, ou simplesmente caminhar. Antigamente era possível subir no farol, mas atualmente ele fica fechado.

Bico do Papagaio

Outro atrativo dos mais famosos fica na estrada que dá acesso à Praia de Cabeçudas, logo ao lado da Praia do Geremias. Trata-se de uma formação rochosa de aproximadamente 4,5 metros com formato de uma cabeça de papagaio.

Há duas versões sobre sua origem. Uma diz que a formação apareceu depois de explosões em rochas na construção da estrada e outra diz que a formação foi moldada naturalmente através da ação da maré e do vento. No local há um mirante que proporciona um visual incrível das praias da região.

Porto de Itajaí

O Porto de Itajaí é o maior porto pesqueiro do Brasil é segundo porto em movimentação de containers do país. É o principal porto do estado de Santa Catarina e é responsável por boa parte da atividade econômica de Itajaí.

Baía Afonso Wippel – Beira Rio – Via Gastronômica

A Beira Rio de Itajaí é uma das regiões mais movimentadas da cidade e assim como os molhes da Atalaia, é ponto de encontro e local para pratica de exercício dos moradores da cidade.

A beira rio se estende ao longo da Baía Afonso Wippel e possui uma grande oferta de estabelecimentos comerciais, grande parte deles formada por restaurante, bares, pizzarias etc. 
Ao longo da via há pista de caminhada, ciclovia, pracinhas e monumentos, além de alguns parques de diversões para crianças.
Em uma das extremidades há uma pista de skate e canchas esportivas e na outra extremidade está o Centreventos Itajaí, onde acontece a tradicional Marejada.
O local também é conhecido como Saco da Fazenda e possui uma bela fotografia com vários barcos de pescadores ancorados…

Charlestown

O Charlestown é um Food Park temático localizado em plena Beira Rio de Itajaí. O local é inspirado no velho oeste e possui várias edificações no estilo.

No local, que dizem ser o primeiro Food park temático do Brasil, há várias opções gastronômicas e de entretenimento.

Parque da Atalaia

O Parque da Atalaia não é tão conhecido pelos turistas que visitam Itajaí, porém é um lugar muito bonito com uma vista realmente sensacional.

O parque possui 19,5 hectares e é destinado a proteger os ecossistemas da região. 
No local há trilhas que levam ao alto do morro onde o parque se encontra. 
De lá de cima há mirantes naturais que proporcionam uma vista panorâmica das praias de Itajaí e do centro da cidade. 
Também há uma pista de voo livre, então é muito comum que o local esteja cheio de paragliders nos ares.

Morro da Cruz

O Morro da Cruz é o ponto mais alto de Itajaí, com 180 metros de altura. 
Assim como no Parque da Atalaia, no Morro da Cruz há um mirante de onde é possível ter uma bela vista da cidade de Itajaí.
A vista engloba boa parte do perímetro urbano de Itajaí, assim como parte da cidade de Navegantes. Também é possível avistar os Molhes e a junção do Mar com o rio Itajaí-açu.

No local também há um restaurante construído no estilo medieval, o Castelo Montemar. 
O Morro da Cruz é um lugar incrível para ver o pôr do sol.
O Morro da Cruz fica meio próximo ao Parque Atalaia, ambos se encontram no bairro Fazenda.
Por do sol no Morro da Cruz

Rua Hercílio Luz

Hercílio Luz é uma rua centenária bem no coração do centro de Itajaí. É uma das principais ruas comerciais da cidade. Nela estão alguns dos principais atrativos do centro histórico.

Capela Santa Teresinha

A Capela Santa Teresinha  é a pequena igrejinha que fica no cantinho da praia de Cabeçudas. Fica aos pés dos morros da região no inicio da rua que dá acesso ao Canto do Morcego e Farol de Cabeçudas.

Campings

Camping Bagaito - Endereço: R. México, 2082 - Nações, Balneário Camboriú - SC. Em meio a natureza, 2km da praia, área de camping, chalés, vista do balneário, banheiros, chuveiros.

Camping Califórnia - Endereço: Rua coruja, Balneário Camboriú, SC. O melhor lazer no melhor lugar. Atendimento de qualidade, amplo espaço de lazer e acampamento. Tudo com muita economia.

Camping Estaleirinho - Endereço: Rua Victório Fornerolli, 285 - Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú - SC. Em meio a natureza, frente praia, ambiente familiar, restaurante, piscinas, área camping, motorhomes, cabanas, apartamentos.

Denúncia

Isso é uma vergonha!

De quem é a culpa? de nós campistas? E que lei é essa? onde está escrito?

Então, tire suas conclusões, amigo:


Acampamentos, mesmo proibidos, acontecem em praias de Itajaí
Todo verão a cena se repete, denunciam moradores da região de Cabeçudas

Os moradores das praias de Itajaí flagraram por vários dias consecutivos pessoas acampadas na orla da cidade. O flagra foi feito tanto na pracinha do Mima, no Bico do Papagaio, como próximo às pedras nas divisas do Atalaia com a praia do molhe.
“Há várias barracas na praia do Atalaia e na prainha ao lado, perto do bico do Papagaio. Tem placa proibindo a prática, mas tem ocorrido com frequência”, denunciou uma moradora. 
Outra denunciante contou que, na semana passada, até sexo explícito, em plena luz do dia, rolou na Atalaia. 
“Tinha pessoas circulando, fazendo caminhadas e o casal com respeito zero....”, lamentou. 
Os moradores reclamam que todo o verão a cena se repete na orla e a prefeitura não combate a prática ilegal. 
“O verão todo é assim. Quem deveria fiscalizar, não atua.... E tem uma placa na prainha ao lado do Bico do Papagaio, “Proibido acampar”, mas acamparam em frente a placa!!!“, criticou uma vizinha do local. 
Uma moradora da praia de Cabeçudas ainda conta que, além do acampamento feito pelos turistas, os moradores de rua fazem barraquinhas improvisadas para dormir no caminho de Sodegaura, deixando o local com sujeira. 
A prefeitura de Itajaí reforça que é proibido acampar nas praias e que as placas foram instaladas para alertar turistas que chegam à cidade. 
Os moradores que flagrarem acampamentos devem denunciar o caso à Guarda Ambiental através do telefone 153. Segundo a guarda Ambiental, a pessoa que está acampando é orientada a se retirar do local. 
“Caso haja dano à restinga, vegetação nativa ou poluição, a competência por tomar as medidas administrativas passa também a ser do Inis [Instituto Itajaí Sustentável], por tratar-se de dano ao meio ambiente”, informou a guarda. 
Dependendo do dano causado à natureza, principalmente na restinga, o infrator pode ser preso e enquadrado pelo crime ambiental.

Matéria publicada no Diarinho.net  
Por: Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Publicado: 22/02/2022, 17:04
Editado: 22/02/2022, 21:18



Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário