Menu

11.2.24

Roraima - RR

Roraima - Turismo e natureza

É um estado brasileiro localizado na região Norte do país. Ele abriga o ponto mais setentrional do território nacional, o monte Caburaí.
Camping Natural
Inserido no bioma Amazônia, tanto a cobertura vegetal quanto o clima apresentam variações de uma área do estado para a outra, diferenciando-se principalmente entre oeste e leste. 
Roraima é o estado menos populoso e menos povoado do Brasil.
Faz fronteira, ao sul, com o Amazonas, em uma pequena faixa sudeste com o Pará; a leste e nordeste, com a Guiana; e a oeste e noroeste, com a Venezuela. 
Com exceção do norte do estado, o relevo de Roraima é pouco acidentado e apresenta elevações médias que ficam entre os 200 m e 400 m. 
Próximo das suas fronteiras internacionais, o estado está inserido no planalto das Guianas, onde se encontram suas maiores elevações. O monte Roraima consiste no ponto de maior altitude do estado, com 2.875 metros.

Como chegar

O transporte aéreo é o mais rápido e regular em Roraima, encontrando-se em melhores condições que os demais. As cidades, distritos e vilas do interior roraimense são atendidas, na maioria das vezes, por transportes oriundos de Boa Vista. Sendo que, é a mais isolada unidade federativa da nação. 
Não há rede ferroviária no estado.

O único estado brasileiro que possui ligação rodoviária com Roraima é o Amazonas, através da BR-174, que interliga os municípios do Sul aos municípios do Norte do estado, sendo responsável também por interligar o Brasil à Venezuela. 
A BR-174 possui 992 quilômetros e corta o território do estado do sul ao norte, cruzando o rio Branco na altura de Caracaraí através da Ponte José Vieira de Sales Guerra. 

BR-174 atravessando a reserva indígena Waimiri-Atroari

O que ver e procurar em Roraima?

Roraima oferece diversas opções de lazer e turismo para quem busca conhecer as belezas naturais e culturais da região.
Aliás, no ano passado, Roraima ganhou destaque do Ministério do Turismo (MTur) como destaque do turismo em 2022, o que significa que o estado é um dos melhores destinos para quem gosta de aventuras e de manter contato com a natureza.

Alguns dos lugares mais conhecidos são o Monte Roraima, a Praia do Caçari, a Serra do Tepequém, os Parques Nacional e Anauá, a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, entre outros.
Aproveite para conhecer as belezas naturais e culturais da região e encontre o lugar ideal para chamar de seu.


Pacaraima 

É um município brasileiro localizado no norte do estado de Roraima, na fronteira com a Venezuela. Conhecido como "Polo Norte de Roraima", pelo fato de suas temperaturas serem mais baixas que no resto do estado, por causa da altitude. 
A sede do município de Pacaraima, na fronteira do Brasil com a Venezuela, está cravada numa região de vales cercado por montanhas e serras. 
A região de temperatura serrana é uma das mais mais amenas de Roraima. Os próprios indígenas administram alguns serviços turísticos prestados aos visitantes.

Arqueólogos têm forte interesse na Pedra Pintada, em Pacaraima, que é o mais importante sítio de tal ciência do estado. 
Nela, há inscrições de civilizações milenares, tais como pinturas rupestres, pedaços de cerâmicas, machadinhas, contas de colar, entre outros artefatos que indiciam a história da evolução humana, datados de quatro mil anos. 
A rocha é um monólito de granito com sessenta metros de diâmetro e cerca de 40 metros de altura. Na face externa existem pinturas rupestres vermelhas que são até hoje consideradas um enigma para cientistas. 
Há também cavernas funerárias com até 12 metros de extensão. 

A história roraimense está fortemente ligada ao Rio Branco. Foi através deste rio que chegaram os primeiros colonizadores portugueses. 
O Vale do rio Branco sempre foi cobiçado por ingleses e neerlandeses, que adentraram no Brasil através do Planalto das Guianas em busca de indígenas para serem escravizados. 
Pelo território da Venezuela, os espanhóis também chegaram a invadir a parte norte do rio Branco e no rio Uraricoera. Os portugueses derrotaram e expulsaram todos os invasores e estabeleceram a soberania de Portugal sobre a região de Roraima e de parte do Amazonas.


Boa Vista

É um município brasileiro e capital do estado de Roraima, Região Norte do país. Concentrando cerca de dois terços dos habitantes do estado, situa-se na margem direita do rio Branco.
Moderna, a cidade se destaca pelo traçado urbano organizado de forma radial, planejado no período entre 1944 e 1946.

O seu projeto foi inspirado por cidades europeias, como Paris, e também em uma das primeiras cidades projetadas do país, Belo Horizonte. 
As principais avenidas do Centro da cidade convergem para a Praça do Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde se concentram as sedes dos três poderes, além de pontos culturais (teatros e palácios), hotéis, bancos, correios e catedral diocesana.

Igreja Nossa Senhora do Carmo – Matriz

Sem dúvidas é uma das construções mais antigas do Centro Histórico de Boa Vista, construída em 1725 pelos padres Carmelitas, a Igreja era local para encontros religiosos e sociais no pequeno vilarejo. Posteriormente, a capela foi assumida pelos Padres Franciscanos, que com a expansão da população da região, precisou ser ampliada e reformada.
Camping Natural
Após dois anos a capela ganhou também uma nova nomenclatura, passando a se chamar Igreja Matriz. A igreja foi tombada em 1990 e hoje continua sendo um dos principais cartões postais da cidade – símbolo de fé, cultura e história do povo roraimense.

Parque do Rio Branco

O Parque do Rio Branco foi nomeado como homenagem ao principal curso fluvial da cidade, às margens do qual ele foi construído. A área foi erguida em 2017 e, desde então, tornou-se um dos principais cartões-postais da cidade.
A sua infraestrutura inclui amplo espaço de lazer, setor para prática esportiva, área de bosque, bicicletário, espelho d’água e fontes. Playgrounds para a criançada com brinquedos no formato de animais da Amazônia colorem e deixam o local ainda mais divertido.

Mas a grande estrela do parque é o Mirante Edileuza Loz. A estrutura tem 100 metros de altura e um elevador panorâmico que vai até o topo. Lá de cima, você contempla uma vista de 360º e observa a grandiosidade do Rio Branco e da natureza que cerca a cidade.
O parque está sempre aberto aos visitantes, na altura do nº 236 da Rua Castelo Branco. Já a entrada no Mirante é realizada de quarta a domingo, em horários específicos. 


Iracema

Entre as cidades do estado de Roraima mais bonitas, Iracema ganha destaque. 
A cidade é muito procurada devido às suas belas paisagens e atrações naturais, que incluem cachoeiras, rios e belos lagos.
Banhada pelo Rio Branco, ao longo do seu curso você poderá curtir as praias de água doce cercadas por muito verde e que também oferecem aos seus visitantes passeios de barco pela região, mergulho e pesca esportiva.
Camping Natural
Como se não bastasse tanta beleza, a cidade também é repleta de cachoeiras, como a do Leonardo e Iracema, cercada por muito verde e com quedas d’água espetaculares.
Além de suas atrações naturais, a cidade também é muito festeira. Ao longo do ano, Iracema promove festejos religiosos e também o Festival de Praia, que ocorre entre os meses de fevereiro e abril, com atividades esportivas e musicais.


★★ Parque Nacional do Monte Roraima 

Foi criado em 28 de junho de 1989. Fica no município de Uiramutã, no estado de Roraima. Possui uma área de 116.747,80 hectares. 
No parque encontram-se savanas, florestas de altitude e rios de correnteza forte. Também se localizam no parque algumas das mais antigas montanhas da terra, destacando-se o Monte Roraima, além da Terra Indígena Raposa Serra do Sol.
Camping Natural
O parque inclui parte da bacia do rio Cotingo, onde foram feitos planos para uma usina hidrelétrica. 
A área tem alto potencial para mineração, agricultura, pecuária e ecoturismo, o que resulta em tensão entre a população indígena e os fazendeiros e colonos. 
O parque inclui parte da Serra de Pacaraima, que separam o Brasil da Venezuela e da Guiana. 
É nomeado por conta do Monte Roraima, o mais alto das montanhas Tepui, com quase 3.000 metros de altitude, sendo um dos mais altos da cadeia Pacaraima. A montanha tem um topo plano que contém um monumento, o Marco da Tríplice Fronteira, onde se encontram as fronteiras da Venezuela, Guiana e Brasil.


★ Praias de água doce em Boa Vista

Nos períodos de seca, o nível da água dos rios da cidade costuma baixar. Com isso, surgem nos arredores grandes bancos de areia, que se tornam verdadeiras praias de água doce.
Essas praias são pontos de encontro de moradores e turistas para se refrescarem do calor que costuma fazer em Boa Vista, bem como opções de lazer muito frequentadas pela população. 
Praia Grande
A mais famosa dessas praias é a Praia Grande. Ela fica pertinho da Orla Taumanan e do Parque do Rio Branco, porém na outra margem do curso fluvial.
Para chegar até lá, você deve pegar um barco que atravessa o rio. Há diversos pontos de onde essas embarcações partem, mas o mais central é da Orla de Taumanan.
Nessa praia, você encontra água fresca, muito agradável, de grande valor no calor equatorial da cidade. O point conta com quiosques e bares, que oferecem comidas e bebidas. As mesas podem ser colocadas praticamente dentro do rio!

Praias do Rio Cauamé
Se é do tipo que curte paisagens mais naturais e menos urbanas, você precisa conhecer as Praias do Rio Cauamé. 
Esse curso d’água é um afluente bem menor do Rio Branco e fica um pouco mais afastado do centro de Boa Vista.
O Cauamé faz trajeto sinuoso, entre a floresta e a cidade. Em suas muitas curvas, surgem praias de água doce nos períodos de seca. 
Elas têm água limpa e são cercadas por muito verde. Ao frequentá-las, você tem a sensação de que está se banhando literalmente no meio da Mata Amazônica.
Dessas, uma das mais frequentadas é a Praia do Caçari. 
Localizada mais ao leste da cidade, ela dispõe de bares e lanchonetes que servem comidas e bebidas aos visitantes e tem até mesmo conexão de wi-fi.

A Praia do Gnomo também fica na mesma região e é outro ponto bem conhecido para se refrescar. Essas praias podem ser mais frequentadas nos fins de semana; então, se o seu objetivo é relaxar e conectar-se com a natureza, pode ser melhor ir durante a semana.
Para quem quer uma opção ainda mais tranquila, recomendamos a Praia do Polar e a Praia do Curupira. Elas são pouco movimentadas e chegam a ficar desertas em alguns dias. Ficam na região norte de Boa Vista. 


Culinária

Paçoca feita de carne. Prato típico de Roraima
Sua culinária apresenta forte influência do estado brasileiro do Maranhão, apresentando também as características dos pratos amazônicos.

O peixe é o principal produto usado em seus pratos típicos. São comidas típicas da região a tapioca, a farinha de mandioca, a paçoca de carne seca e o cuscuz.


★★ Serra do Tepequém

A serra do Tepequém é um acidente geográfico localizado no município brasileiro de Amajari, estado de Roraima. Situa-se a 210 km da capital, Boa Vista, e apresenta atrativos como o platô da serra do Tepequém, que chega a 1.022m de altitude. A economia baseia-se no turismo e no artesanato.
A Serra do Tepequém também é uma atração turística estadual. 
Possui um riquíssimo artesanato em pedra-sabão e sua área é de livre exploração de diamantes. 
O local serve como prática de trekking (caminhada), até as cachoeiras do Paiva, Sobral, do Barata e do Funil.

O platô é o ponto culminante de toda a Serra, onde se inicia a cadeia montanhosa que delimita as fronteiras entre o Brasil e a Venezuela. A serra do Tepequém conta com altitude média de 1,5 mil metros e está situada no município de Amajari. 
Outro ponto turístico do estado é o Monte Caburaí. Geógrafos comprovaram que ele está situado a 70 km acima do Oiapoque, o que faz do monte o ponto mais setentrional do Brasil.

Destaca-se também, o Lago Caracaranã, no município de Normandia. 
Com quase 6 quilômetros de perímetro, é conhecido por suas praias de areia fina rodeadas de cajueiros.


★ Serra Grande

Serra Grande é uma das principais atrações para os aventureiros e amantes da natureza e pode ser uma opção para aqueles que procuram um lugar diferente para passar esse feriado prolongado. 
Localizada no município de Cantá, a 38 quilômetros de Boa Vista, o viajante gasta mais 30 quilômetros até chegar ao pé da serra e começar a caminhada. Para chegar ao local, é preciso seguir pela BR 401, RR 206 e seguir pela estrada vicinal ao Rio Branco.

Acampando na serra
A Serra Grande tem 850 metros de altura mas, por questões de segurança, os visitantes montam acampamento acima da principal cachoeira do lugar, a Excalibur, que fica a 500 metros do pé da serra. Com flora que apresenta características da floresta amazônica e do lavrado roraimense, a montanha encanta pelas belezas naturais intactas e diversidade da fauna. 
O viajante que decidir explorar a Serra Grande deve seguir as orientações de guias experientes, além de estar atento aos itens que deve levar. 
São recomendados mochila apropriada, saco de dormir, barraca de camping, lanterna, protetor solar, repelente, tênis resistentes e adequados para a escala, sandálias, cantil e material de higiene pessoal.


★ Parque Nacional da Mocidade 

O título de 'Serra da Mocidade' foi dado por pioneiros ao mencionarem as dificuldades para subir as montanhas da região, o que só poderia ser realizado por quem estivesse no 'vigor da mocidade'. 
O acesso é feito pelo rio Capivara e pelo igarapé Bacaba, afluentes do rio Água Boa do Univini, em cujas margens encontram-se hoje vestígios de antigas colocações e vilarejos dos extrativistas em Roraima.

Em 29 de abril de 1998, decreto presidencial criou o Parque Nacional Serra da Mocidade, Unidade de Conservação federal gerida pelo Instituto Chico Mendes em Roraima. 
Com área de 350.960,5 hectares desmembrada de terras do Exército Brasileiro, no município de Caracaraí, o parque fica a sudoeste do estado de Roraima. 


Campings                            

Existe uma infinidade de campings em Roraima, para todos os gostos, mas alguns tão próximos à natureza que nem parecem ser campings. Há, principalmente em parques e serras, o camping selvagem mesmo, que (particularmente) prefiro. Mas em se tratando de comodidades, como banheiros e eletricidade, além de ter que gastar, há aqueles que preferem, vamos então a alguns deles:

Camping Picuá - R. Tepequem, Amajari - RR. Com cozinha e banheiro, grande mesa no centro, boa comida caseira, café da manhã, não incluso no valor da diária.

Acampamento Shalom - Primeira Igreja Batista de Roraima - Boa Vista - RR. Ótimo lugar para aproveitar com a família.

Estrada Riacho Doce - Área de camping em Roraima, RR. Lugar adorável. Descontração e muita adrenalina.

Sítio Porteira Branca - Área de camping - Boa Vista - RR. Lugar incrível para passar o final de semana com a família. Perto da cidade. Compartilha o mesmo lago junto com o Eco Park e o Lago Paraíso.

Sítio Águas de Lú - Área de camping - Bom Intento, Boa Vista - RR. Um bom lugar para acampar.




Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário