Menu

5.3.24

Raposo - RJ

Raposo - As "Águas de Raposo" 

Raposo é um distrito do município de Itaperuna, localizado ao noroeste do Estado do Rio de Janeiro. Em razão das propriedades medicinais presentes nas águas de suas fontes, é uma das estâncias hidrominerais mais procuradas no Estado como destino turístico, cognominado como "Águas de Raposo".
Camping Natural
As águas de Raposo são comparadas como as de Vichy na França, portanto tem-se a certeza de que em Raposo brota-se uma das melhores águas do mundo. 
A praça central concentra a tradicional feira de artesanato e confecções que atrai milhares de turistas ávidos por novidades a preços convidativos.
A ampla rede hoteleira conta com 11 hotéis e pousadas e aproximadamente dois mil leitos com restaurantes onde a comida é farta e das melhores. 

Por fim de semana o local recebe aproximadamente dois mil turistas provenientes de todos os cantos e o ápice do turismo local é durante a tradicional Festa dos Carros de Bois que acontece sempre no último fim de semana de maio onde mais de quinze mil turistas aportam por aqui para presenciar e viver um espetáculo de cultura e fé. 
O maior contingente de turistas que visitam Raposo é da "Melhor Idade", que desde sempre encontram aqui um porto seguro e um oásis de tranquilidade e paz.
Ideal para os amantes de natureza e para aqueles que buscam fugir da agitação dos grandes centros urbanos. 
Trilhas para caminhadas, espaço para pesca, cachoeiras, cavalgadas, rafting, voo livre, montanhismo, rapel e canoagem formam o leque variado de opções.
Destaque para o turismo religioso na cidade de Natividade, onde está situado o Sítio dos Milagres, conhecido pelas aparições de Nossa Senhora. Além disso, o lugar é uma réplica do Santuário em Éfeso, na Turquia.

Situada em uma das mais importantes bacias hidrográficas do estado, a região faz limite com Minas Gerais e Espírito Santo, e oferece inúmeras opções turísticas.
A região reúne 13 municípios, são eles: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje de Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá e Varre-Sai.



Como chegar

Partindo do Rio de Janeiro: RJ-106 e RJ-106 - Localização: Noroeste Fluminense
Saindo do Rio de Janeiro - Seguir pela Linha Vermelha até a saída para a Rod. Washington Luís, ou Rio - Juiz de Fora (BR-040). Entrar à direita na Rod. Rio-Teresópolis (BR-116) até o município de Além Paraíba (já no estado de MG). 
Entrar na BR-356 e seguir no sentido Itaperuna, logo depois da divisa com o Rio de Janeiro entrar na RJ-214 até Raposo, aproximadamente 8 km. Distância da Capital: 313 km

As fontes hidrominerais

O distrito de Raposo possui dois importantes parques de águas minerais famosos por suas capacidades terapêuticas: o Parque das Águas Soledade e o Fontanário Raposo.

O que fazer em Raposo

Passeio de trenzinho

Independente da idade: – quem não gosta de um passeio de trenzinho? O trenzinho da alegria é uma das diversões do centro da cidade. O trenzinho de Raposo funciona de sexta a domingo.

Quitutes e lembrancinhas do comércio local 

Visitar o centro de Raposo é aproveitar a tranquilidade e toda a energia que só uma cidadezinha do interior pode proporcionar. 
Os passeios a pé e aquela olhadinha nas vitrines e barraquinhas de artesanato são indispensáveis. 
Leve sempre sapatos confortáveis, uma bolsa grande para guardar as lembranças que você com certeza vai levar para toda a família.

Os restaurantes de comida caseira e doces dos mais variados tipos também completam o passeio pelas ruas do distrito de Raposo.

Fontanário Raposo

Em 1911 a primeira fonte foi descoberta pelo proprietário das terras Antônio Raposo de Medeiros, e ficou conhecida como Água Santa do seu Raposo. Hoje, o rebatizado Fontanário Raposo compõe-se de três diferentes águas carbogasosas, cada qual com sabor e propriedades terapêuticas próprias. Posteriormente foi vendida ao empresário Augusto Martinez (22 de janeiro de 1906 - 26 de abril de 1971), que anteriormente fora sócio-proprietário do antigo Banco Fluminense da Produção; Martinez constrói o Hotel Fazenda Raposo para melhor abrigar os visitantes. 
Em 1973, após o falecimento de Augusto Toja ocorrido em 1971, os hospedes do hotel erigiram as suas custas um busto em sua memória.

O busto de Augusto Maria Martinez Toja, Localizado no distrito de Raposo (Itaperuna-RJ). Martinez é apontado como um dos responsáveis pelo desenvolvimento da localidade de Raposo/RJ.

Parque das Águas Soledade

A primeira fonte do Parque Soledade foi descoberta ao acaso no ano de 1935, quando empregados da fazenda do coronel Balbino Rodrigues da França Júnior abriam valetas para o escoamento de águas pluviais. 
A água Soledade (também chamada magnesiana) possui efeitos terapêuticos para casos de doenças hepato-biliares, renais e pancreáticas, sendo também aconselhada no tratamento contra dispepsias e gastrites.

Atrativos culturais

Festa do Carro de Boi

É um evento tradicional do noroeste do estado do Rio. Inspirado numa festa tradicional portuguesa, possui natureza religiosa. Realizado sempre no último domingo do mês de maio.
Desfile de Carros de Boi do distrito de Raposo, em Itaperuna/RJ, realizado em maio, como homenagem à N. Sra. Aparecida.

O evento envolvendo os carros de boi se tornou importante no distrito de Raposo a partir de 1962. Neste ano dois turistas, em visita ao local, se sensibilizaram com a precariedade da igreja local erguida em devoção a Santo Antônio (padroeiro da localidade) e começaram uma campanha para melhorias na capela. 
Os agricultores da região colocavam seus donativos nos carros de bois e seguiam em procissão até a igreja, onde faziam a oferta. Desta forma, começou o tradicional desfile dos carros de boi.

Passeio de Veículos Antigos em Raposo

Outro acontecimento de importância é o chamado Passeio de Veículos Antigos em Raposo. Ocorrendo no mês de junho, o evento anual teve início em 2010. Como tradição, todas as atividades são concentradas no Hotel Fazenda Raposo, que é a sede do evento de antigomobilismo
Participam do evento vários clubes dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, e São Paulo, além de diretores regionais da Federação Brasileira de Autos Antigos (FBVA), sediada em Juiz de Fora.

Expostos na área verde ao redor do Hotel, ficam os veículos clássicos para a observação do público. 
O destaque maior é o desfile de Veículos Antigos pela principal avenida da localidade de Raposo. Tradição também é o momento religioso onde o padre da igreja local abençoa as chaves dos veículos.

Principais Pontos Turísticos


★★ Fonte Raposo

No Parque de Raposo estão três das mais importantes fontes do lugar: a Raposo, a Magnesiana e a Santa Luzia. 
Todas são de águas minerais carbogasosas, conforme análise nº 9.497 do Ministério de Minas de Energia. 
A água raposo é indicada especificamente para doenças renais, eliminação de cálculos e sua profilaxia além de apresentar ótimos resultados nos males do fígado e do aparelho digestivo. 
Atuando num campo tão vasto, age ainda de forma decisiva em todos os tipos de dermatose. 
A água Magnesiana é indicada para os males do fígado, vesícula, estômago e de grande eficiência na regularização dos intestinos. 
A água de Santa Luzia é indicada para olhos, pele, vesícula preguiçosa, amebíase. 
A inalação de seus gases produz ótimos resultados nos resfriados e sinusites, nas dores de garganta e de ouvidos.

A fonte da água Raposo e Magnesiana, totalmente azulejada, situa-se num pavilhão de forma circular. Na área da fonte há vários bancos que são dispostos de forma circular, ficando uns inclinados para outros, fazendo com que o pavilhão seja conhecido como sala de visita dos veranistas. 
A fonte de Santa Luzia está situada ao lado do pavilhão da água Raposo. 
Esta água foi descoberta em 1962, em consequência de um surto de conjuntivite. 
As pessoas banhavam os olhos naquela bica de água cristalina, à beira do caminho, e ficavam curadas. Atualmente, cai num chafariz de azulejos portugueses, onde além de beber, pode-se lavar o rosto e os olhos. Algumas pessoas fazem gargarejos com ótimos resultados.

Ainda tem um pequeno tanque para banhar os pés, e dois tubos próprios para inalação. 
O parque é bem pitoresco, da entrada segue uma alameda cercada de canteiros até o pavilhão. 
A direita há um lago circundado por gramado e a esquerda um pequeno bosque, cujo destaque é uma secular Pau D'alho, árvore de mais de 100 anos. 
Plantas e flores circundam todo o parque, cheio de bebedouros de água açucarada para os passarinhos, principalmente os beija-flores, em grande quantidade no local.

★★ Fonte Soledade

O Parque D'águas Soledade tem duas fontes de água mineral carbogasosas: a Magnesiana Soledade e a Sulfurosa (Força Total). 
A água mineral magnesiana (Soledade), é indicada principalmente no tratamento hepatobiliar, renal e pancreático, usada também com êxito nas dispepsias e gastrites. 
A água mineral sulfurosa (força Total), é indicada principalmente nas alergias, colites alérgicas, distúrbios de nutrição e do metabolismo, linfatismo, eczemas e todos os tipos de dermatoses. 
A água magnesiana (Soledade), a mais antiga dessas duas, foi descoberta em 1935, quando alguns dos empregados do primitivo dono das terras faziam uma valeta para escoamento de águas pluviais. 
Foi muito difícil a sua captação por falta de mão de obra especializada. 
O visitante, ele mesmo, apanha a água quase que diretamente na nascente, bastando para isto descer alguns degraus.

Além de seus efeitos curativos, é uma água saborosa e refrescante. 
Na própria fonte existem dois largos bancos, um em frente ao outro, como duas conversadeiras. 
Ao lado, um caramanchão recoberto de heras e plantas ornamentais, compõe o ambiente, bem acolhedor. 
A fonte da água sulfurosa (Força Total), a mais recente, foi captada em 1942, por uma firma especializada. Sua perfuração atinge a profundidade de 65m, sendo que os últimos 4m já são em rocha compacta, o que atesta a sua pureza. 
Graças à sua riqueza carbogasosa eleva-se a 6m de altura por pressão natural, com vazão de 10 litros por minuto. 
Está protegida por uma original construção de alvenaria cercada de treliças de madeira, destacando-se ao fundo de uma parede azulejada, onde a água jorra num rústico e pequeno tanque de pedra. 
Do lado de fora há um lugar próprio para banhar os pés, lavar o rosto, os olhos e fazer gargarejos, além de dois tubos para inalação. 
O acesso ao parque, se faz através de uma sólida e vistosa construção, num misto de castelo e pagode chinês.

O amplo e elevado hall de entrada permite a passagem de carros e de ônibus. 
Antes de atingir a roleta do ingresso, há uma espécie de bazar onde podem ser adquiridos os mais variados artigos utilidades e souvenirs, revista e livros. 
Descendo por uma rampa de concreto, atinge-se o parque propriamente dito, que ocupa uma pequena parte da sua área total de 67.100m2. 
O visitante pode descansar em confortáveis bancos, debaixo de frondosas árvores, distrair-se com o macaquinho, os porquinhos da Índia, e comprar plantas ornamentais. 
No Parque D'águas Soledade ainda é possível tomar o famoso banho de sol com água sulfurosa; são horas de lazer que se passa ao sol, alternando o relaxe em espreguiçadeiras com banhos d'água sulfurosa, nos 5 chuveiros próprios para esse fim, há também saunas de vapores sulfurosos, no total de duas, uma masculina e outra feminina.


Campings - Infelizmente campings em Raposo são poucos, com quase ou nenhuma informações sobre os estabelecimentos. Mas veja logo a seguir uma informação que irá agradar a todos que praticam o campismo. Nós aqui mesmo, ficamos surpreendidos com essa informação, que nos parece inacreditável.


Fazendinha Itaperuna - Endereço: Estrada do Córrego Seco - Zona Rural, Itaperuna - RJ -Área de camping. A casa possui diferentes níveis, ruim para idosos e crianças. Lugar de muita paz, sensacional, os donos são muito atenciosos.

Recanto Prevatto - Endereço: Porciúncula - RJ - Sem imagem e sem avaliações.
Sítio do Paulão - Endereço: Itaperuna - RJ - Sem imagem e sem avaliações.

Atenção: Para O Decreto Municipal nº 3362, de 29 de Janeiro de 2014, que criou esta área que propicia, e muito à nós campistas. Parabéns, é o desejo de Camping Natural, aos participantes e a prefeitura pelo maravilhoso projeto, e que continue melhorando, e muito!


★  Área de Proteção Ambiental de Raposo

Localizada no município de Itaperuna, a unidade de conservação administrada pela Secretaria Municipal do Ambiente de Itaperuna, é uma  (APA) de uso sustentável que têm como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação do solo e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. 
O Decreto Municipal cria o Refúgio de Vida Silvestre do Sagui da Serra Escuro, que cria o Refúgio de Vida Silvestre Monte Alegre (Alírio Braz). 
Tem como assegurar as condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória.

A Unidade de Proteção Integral com 492,31 hectares, e Refúgio de Vida Silvestre Monte Alegre (Alírio Braz), com 565,63 hectares, conta com as seguintes definições: acampamento selvagem: acampamento em áreas naturais sem infraestrutura sejam elas destinadas, ou não, a prática de camping; área de intervenção: área já ocupada do terreno, ou a ser ocupada pelo empreendimento com implantação de edificações, obras de infraestrutura, acessos, área de lazer, gramados ou jardins; camping: áreas especialmente preparadas para a montagem de barracas e o estacionamento de reboques habitáveis (trailers), ou equipamento similar, dispondo ainda de instalações, equipamentos e serviços específicos para facilitar a permanência dos usuários ao ar livre, para alojamento e uso temporário de seus ocupantes, em períodos de lazer e turismo; ecoturismo: o segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas.



Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário