Menu

25.2.24

Colares - PA


Colares - A ilha entre praias e histórias de Ets

Colares é um município do estado do Pará, no litoral da baía do Marajó, na microrregião de Salgado, mesorregião do Nordeste Paraense.
Camping Natural
Considerada uma das capitais do turismo ufológico no Brasil, Colares, no nordeste paraense, se apresenta como um destino de viagem interessante que se resume a um universo de mistérios que faz parte do imaginário local e de uma aventura contagiante por lugares com uma beleza natural exuberante.

“A Cidade dos ETs”

O município ficou internacionalmente conhecido através dos documentários exibidos na série Arquivos Extraterrestres veiculada pelo The History Channel, acerca dos frequentes ataques de supostas naves e seres extraterrestres que foram documentados pela Operação Prato, que foi registrada em vídeos por oficiais da aeronáutica em Colares e no município vizinho Vigia, nos anos de 1977 e 1978. Esses documentos foram parcialmente revelados pela Força Aérea Brasileira.

Como chegar

Partindo de Belém, pela BR 316, você chega até Colares, no nordeste do Pará, pela PA-140. 
A viagem é agradável, com paisagens belíssimas e pista bem asfaltada. 
Ônibus partem diariamente do Terminal Rodoviário de Belém e do Terminal de Ananindeua, onde passam também vans alternativas. 
Recomendamos procurar uma agência de viagens credenciadas pela ABAV-PA, a Associação Brasileira de Agências de Viagens e um guia do Sindicato de Guias de Turismo (SINGTUR-PA).

O que ver em Colares

A cidade oferece muita qualidade de vida e é atraente aos visitantes o ano todo. 
Tem um dos maiores trapiches do Estado do Pará, com 800 metros; é uma atração turística, construído em meados dos anos 2010, de onde é possível avistar a vila de Joanes, em Salvaterra, no arquipélago do Marajó.

A Praia do Sonrisal  ganhou esse nome por causa dos adeptos de uma boa cerveja gelada. 
A Praia do Machadinho, Humaitá e a do Praia Ariri são totalmente desabitadas, ideais para atividades de turismo de base comunitária.
Praia do Sonrisal
Levando em consideração que o Colares apresenta uma população heterogênea, proveniente de outras regiões do Brasil, o município não apresenta uma identidade cultural, por isso não se tem um conjunto de manifestações populares que possa ser tomado como representativo da cultura do povo daquele município, não há muita variedade entre as manifestações da cultura popular. 
Assim, as manifestações ficam por conta das festas e folguedos populares típicos do Estado, como o carimbó, que é predominante em todo o município de Colares, especialmente no mês de junho. Bois-bumbás e grupos de pássaros fazem apresentações esporádicas, entretanto, com mais frequência na quadra junina.

Artesanatos de caráter utilitário, como a produção de cadeiras, canoas e remos, e de caráter artístico, como é o caso de cerâmica, compõem o quadro da produção artesanal local. 
A capela do Senhor dos Passos, a Igreja Matriz e a Igreja de São Sebastião, constituem o patrimônio histórico, por outro lado, Colares dispõe de uma Biblioteca Pública que é o único equipamento cultural de que o Município dispõe para resguardar e divulgar a cultura local.
Igreja Matris de Colares

É provável que você já ouviu falar no “chupa-chupa” – um “fenômeno” registrado na década de 1970 em algumas cidades do Maranhão e do Pará. Nele corpos luminosos sobrevoavam os céus durante a noite e tais objetos atacavam as pessoas, incidindo sobre elas uma luz que sugava o sangue (daí o nome “chupa-chupa”).
A história recente de Colares está diretamente ligada ao ‘chupa-chupa’ e foi ali que, em 1977, a Aeronáutica realizou a maior intervenção militar no Brasil para investigar e observar o aparecimento de objetos voadores não identificados (óvnis) – a operação Prato, como foi batizada. 
Foi uma operação militar realizada pela Força Aérea Brasileira (FAB) para investigar alegações de Objetos voadores não identificados (OVNIs) na região do município de Colares, no Pará. 
A operação foi encerrada após 4 meses, e outras missões relacionadas foram realizadas durante o ano de 1978.
Neste mês de novembro a operação Prato completa 41 anos. O relatório desta intervenção está disponível no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro, e é objeto de estudo para ufólogos do mundo inteiro.

Atualmente bonecos de seres extraterrestres (ET) estão espalhados por toda a cidade. 
Na orla da praia, nas praças, pousadas e até na biblioteca do escritor Agildo Monteiro, o principal espaço cultural de Colares. Visitar a cidade, seja nas férias ou entre época do ano, é mergulhar numa aventura marcada por um mistério sem explicação.

Colares é uma ilha banhada por praias – entre elas a do Machadinho, pouco frequentada, e onde os moradores dizem que a energia no lugar é diferente. Talvez pela frequência na qual os corpos luminosos foram vistos. Os igarapés de água geladinha e corrente é um atrativo a mais, na cidade ufológica.
Praia do Machadinho

O interior da ilha (ou da cidade) guarda diversos paraísos. Alguns deles é o balneário da Rayane (também chamado de Mangueira ou mangueirinho). 
Trata-se de lago verde (ou piscina de água natural) que fica num ramal distante cerca de 5 Km do centro da cidade, num vilarejo chamado Fazendinha. 
A entrada não é gratuita, e não é permitido entrar com bebidas e alimentos. Estranho, pois no espaço funciona um restaurante que vende um peixe delicioso!.
Balneário da Rayane

As águas claras e cristalinas do balneário rendem um mergulho refrescante. 
Há partes rasas e outras profundas – importante ter cuidado porque o fato de você enxergar nitidamente a areia no fundo dá a impressão de que é raso. Portanto, mães e pais, observem os filhos que não sabem nadar.

O QUE COMER

A cidade de Colares é cheia de estatuetas coloridas, arquitetura que reproduz os seres extraterrestres, algumas sinalizam a fachada dos hotéis, pousadas e restaurantes. 
Além dos preços populares lá você encontra muitos pratos típicos, com nomes inspirados, é claro nos Et´s.
Uma boa dica para as famílias são os balneários da Rayane, que tem  pousadas que oferecem banhos em igarapé, boa música e excelente gastronomia. 
No período de festas, as juninas animam a ilha de Colares e em fevereiro o carnaval fica por conta da Escola de Samba Unidos de Colares, muito conhecida na região do Salgado.

ONDE FICAR

Em Colares há algumas pousadas confortáveis, na Rua do Rosário, à beira da praia, tem excelentes acomodações e preços bons, que variam de acordo com a estrutura dos espaços e com a alta ou baixa temporada.
Mas, se você busca algo mais sofisticado pode se hospedar no município vizinho, Vigia de Nazaré, onde a opção são hotéis e resorts com piscinas, passeios, trilhas e confortáveis apartamentos.

Campings

Agora, em se tratando em campings; registramos apenas um em Colares, é recomendável procurar outros (se houver) mas, há também campings, e ótimas hospedagens, na vizinha Vigia de Nazaré.
Confira:
Morada do Caboclo - Área de camping - R. Raimundo Brito da Cunha - Jangôlandia, Colares - PA - Lugar de cura e conexão, de bem com a natureza! Melhor almoço e delivery de Colares, muito indicado.
Sítio Amigo da Onça! Endereço: Vigia, PA. Área de camping no Pará. Bom lugar para acampar. Sem mais comentários.

Sítio Maria da Conceição - Cabana de camping no Pará - Endereço: Porto Salvo, Vigia - PA. Não diz se é um bom lugar para acampar. Sem mais comentários. 























Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário