As dunas entre mar e lagoas
Cidreira é considerada um dos balneários mais antigos do Rio Grande do Sul.
A Praia de Cidreira é também uma das mais próximas de Porto Alegre, a capital gaúcha.
Em outros tempos foi a praia mais visitada nas temporadas de verão. 
Hoje, não é das mais populares pois perdeu a preferência, para outras praias, como Torres, Capão da Canoa e Tramandaí e Arroio do Sal, bem mais estruturadas e movimentadas.

Hoje, não é das mais populares pois perdeu a preferência, para outras praias, como Torres, Capão da Canoa e Tramandaí e Arroio do Sal, bem mais estruturadas e movimentadas.
No inverno parece uma cidade fantasma, porém no verão recebe um bom número de visitantes.
Entre suas principais atrações, se destacam: O farol centenário, a plataforma de pesca, a estátua de Iemanjá, suas dunas e as três lagoas que circundam a região.
Plataforma de Pesca de Cidreira
Para quem sai de Porto Alegre, há dois caminhos para chegar à praia de Cidreira.
Pela RS-040, são 130 km.
Para quem vem do Norte, Torres (112 km) ou Capão da Canoa (52 km), o acesso é pela Estrada do Mar RS-389, depois pela RS-786.
Para quem chega de avião pelo aeroporto da capital gaúcha, a melhor forma de conhecer o litoral é alugar um carro.
Cidreira faz parte do litoral norte do Rio Grande do Sul, e é uma das cidades litorâneas mais próximas da capital do estado.

O que ver
Possui lindas belezas naturais com ampla área de Dunas Móveis preservadas e uma vasta extensão de beira de praia.
A Plataforma marítima encanta os visitantes apaixonados pela pesca artesanal.
As Lagoas além de possuírem águas cristalinas são apreciadas pelos praticantes de Esportes Náuticos.
A Zona Rural de Cidreira acolhe os Tradicionalistas no Rodeio Crioulo Estadual e nas Festas Campeiras, acontece também o resgate das Festas Juninas com a Tradicional Fogueira, além da agricultura e pecuária.
Concha Acústica de Cidreira

Na alta temporada Cidreira chega a receber 150 mil pessoas onde podem usufruir além das belezas naturais os Shows na Concha Acústica, tem os pontos turísticos como o Farol o Calçadão a beira mar, ciclovias e recentemente construído o Santuário de Iemanjá com 8 m de altura que atrai turistas e religiosos. A cidade oferece uma gastronomia rica em frutos do mar e opções de lazer para todas as idades.

Na alta temporada Cidreira chega a receber 150 mil pessoas onde podem usufruir além das belezas naturais os Shows na Concha Acústica, tem os pontos turísticos como o Farol o Calçadão a beira mar, ciclovias e recentemente construído o Santuário de Iemanjá com 8 m de altura que atrai turistas e religiosos. A cidade oferece uma gastronomia rica em frutos do mar e opções de lazer para todas as idades.
Quando ir à Cidreira
O município possui 10 mil habitantes. Metade das residências da cidade não são de moradores, e sim, de veranistas. Estas residências ficam fechadas em boa parte do ano e dão um aspecto de cidade fantasma em boa parte do ano. Para quem gosta de muita tranquilidade pode visitar a cidade de abril a novembro. Já, para curtir as praias, e ver a cidade movimentada, a melhor época é da segunda metade de dezembro ao final de março.
Principais atrações turísticas
Praia de Cidreira
A praia de Cidreira tem em torno de 10 km de extensão e não possui acidentes geográficas, apenas uma longa reta, larga e rasa.
Possui nomes diferentes, conforme o bairro que se localiza.
Os nomes são: Praia das Cabras, Praia de Salinas, Praia de Nazaré, Praia de Cidreira (centro), Praia Ildo Meneghetti, Praia Costa do Sol e Balneário da Fortaleza.
É a segunda maior da América Latina.
Da praia ao mar, são 550 metros de concreto armado, formando um T ao final da pista.
A plataforma é aberta à visitação e conta com lanchonetes e quiosques ao longo de sua extensão.
O local oferece visão privilegiada da Praia de Cidreira e é um dos principais pontos turísticos da cidade, ideal para os amantes da pesca.
O local também é bastante frequentado por surfistas, que esperam por ali as melhores ondas.
Localizado nos municípios de Balneário Pinhal e Cidreira no Litoral Norte Gaúcho, o Caminho das Dunas e Lagoas tem paisagens incríveis muito além do sol e mar comum na região.
São 10 lagoas de água doce e sem poluição, as maiores dunas do estado e fauna e flora ricas em beleza e diversidade.

Entre as atividades principais estão trilhas nas dunas e beiras de lagoas, visita aos pontos turísticos da região como o Túnel Verde, as praias de lagoa , passeios de barco e muito mais.

Entre as atividades principais estão trilhas nas dunas e beiras de lagoas, visita aos pontos turísticos da região como o Túnel Verde, as praias de lagoa , passeios de barco e muito mais.
Túnel Verde
O Túnel Verde em Cidreira (RS) é um atrativo turístico por sua beleza natural, ar puro e sensação de estar em um corredor de natureza, sendo um ponto de orgulho local.
Trata-se de um famoso trecho da RS-040, entre Capivari do Sul e Balneário Pinhal, um cartão-postal natural com copas de eucaliptos que formam um corredor verde, um patrimônio histórico e turístico da região, sendo um dos principais pontos de visitação do litoral gaúcho e porta de entrada para quem vem de Porto Alegre.
Farol de Cidreira
Localizado entre os balneários de Nazaré e Salinas, o Farol de Cidreira possui 30 metros de altura, e foi construído em 1933, ativado a querosene.
Quarenta e nove anos depois, em 1982, o farol foi convertido a energia elétrica, garantido um raio de alcance de 30 km com sua iluminação.
Impossível não passar pelas Dunas de Cidreira e não ser surpreendido pela enorme estátua de Iemanjá. O monumento possui 8 metros de altura, sendo a maior estátua da santa no estado.
Para visitá-la, basta seguir sentido Balneário Pinhal, ao sul da cidade – aproveite a viagem para conhecer as dunas e apreciar a vista do mar, a apenas 250 metros de distância da estátua.

As lagoas de Cidreira
As 3 principais lagoas de Cidreira, Fortaleza, Rondinha e Manuel Nunes, são bastante frequentadas por banhistas e praticantes de esportes náuticos.
Lá você poderá passear de lancha, jet-ski, praticar stand up paddle, ou simplesmente se refrescar em um dia quente.
Na Lagoa da Rondinha está localizado o Country Club com uma vila náutica, que funciona todos os dias.


Lagoa da Fortaleza
A Lagoa Fortaleza, fica em região de dunas, com praias de areia branca, lembrando os Lençóis Maranhenses, é um paraíso natural de águas calmas e cristalinas, é bastante procurada para esportes náuticos (windsurf, kitesurf) e pesca.
O acesso é pela RS-784, sendo possível chegar a pé ou com veículos 4x4 para explorar as dunas, com áreas rasas para crianças e mais profundas para adultos, além de estrutura de guarda-vidas no verão e opções de lazer no Lagoa Country Club.

Lagoa da Rondinha
Com seu tom azulado e águas cristalinas, a Lagoa da Rondinha é um convite irresistível para momentos de aconchego, conta com um trapiche de 100m de extensão para ancorar barcos, além de ser balneável. A lagoa divide os municípios de Cidreira e Balneário Pinhal, sendo reservada para banhistas e esportes aquáticos.
Para a segurança de todos durante a temporada, a Prefeitura instalou uma guarita de salva-vidas no local. É um ambiente tranquilo, cercado por dunas e mata nativa, a Lagoa da Rondinha é a escolha perfeita para lazer, seja para moradores ou veranistas.

Campings
Camping Magnus - Endereço: RS-784, km r Cidreira, Cidreira - RS. Ambiente familiar sem bagunça muito bom para curtir, lugar tranquilo, ideal para crianças, bom preço.
Pousada Cidreira Beach - Endereço: R. Osvaldo Aranha, 3878 - Centro, Cidreira - RS. Muito bom, familiar, próximo ao centro e da praia, os quartos com ar, espaço para confraternizar, área de churrasco, piscina.


Pousada e Camping Sol a Sol - Endereço: Avenida Fausto Borba Prates, 5265, Cidreira, RS. Muito legal e tranquilo, familiar, bom atendimento.

Atenção: O blog Camping Natural não se responsabiliza por alterações realizadas pelos estabelecimentos (infra-estrutura, roteiro, etc.) após o fechamento desta postagem.





Nenhum comentário:
Postar um comentário